A sociedade do consumo como o novo arquétipo da economia do individualismo
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_42_9Palavras-chave:
arquétipos, sociedade, consumo, marketingResumo
O presente texto pretende fazer uma análise e reflexão crítica sobre os novos arquétipos numa sociedade cada vez mais individualista e hedonista. As questões centrais do trabalho relacionam o materialismo e o consumo supérfluo numa economia assente no mercado livre e na forma como veio criar comportamentos padronizados à escala global. Estes arquétipos vieram criar uma crise de valores onde a posse leva ao descartável? A crise da ética nas empresas e nas instituições, criaram o fenómeno do facilitismo e da pressão ao cliente criando estratégias de marketing mais complexas e agressivas? O super-endividamento leva ao super-individualismo? Estaremos ainda sob a ameaça de deixar a fatura para as gerações futuras, criando assim uma geração “pagadora”? Estas são algumas questões, entre outras que aqui se pretendem responder na perspetiva de melhor compreender os novos arquétipos e no impacto que estes podem ter na sociedade.
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