Vestígios de ocupação histórica num sítio pré-histórico. Materiais romanos e tardo-antigos do Castelo Velho de Freixo de Numão

  • António Manuel S. P. Silva Universidade do Porto

Resumo

Durante as escavações arqueológicas realizadas no recinto monumental de Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa), utilizado durante o terceiro e segundo milénios a.C., identificaram-se alguns objetos arqueológicos de cronologia histórica. O artigo apresenta e estuda uma parte desse conjunto, constituída por itens metálicos e fragmentos de cerâmica doméstica e de construção, discutindo a sua cronologia, que pode variar entre a época da ocupação romana e a Idade Média, e relação com os contextos arqueológicos de onde provêm.

Palavras-chave

Castelo Velho; Freixo de Numão; fíbula, fivela, cravo, cerâmica

  • Resumo visualizado = 10 vezes
  • PDF visualizado = 5 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-02
Como Citar
SILVA, António Manuel S. P.. Vestígios de ocupação histórica num sítio pré-histórico. Materiais romanos e tardo-antigos do Castelo Velho de Freixo de Numão. digitAR - Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, [S.l.], n. extra 1, p. 223-249, jul. 2019. ISSN 2182-844X. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/digitar/article/view/6762>. Acesso em: 19 ago. 2019.