Royal Court Theatre – A Casa do New Writing
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_20_4Resumo
Neste artigo, iremos deter-nos na produção de peças de teatro, denominadas de new writing, com base no trabalho levado a cabo no Royal Court Theatre. Pretendemos explorar o modo como as peças de teatro de cariz político evoluíram nos conteúdos e formas, em correlação com as mudanças sociais e políticas, e como isso permitiu transitar as perceções do “político” no “teatro”. O escopo será delimitado ao período de cada direção artística, analisando a sua linhas programáticas, inserindo-as no contexto social e político que determinou a escrita e produção das peças. Essa relação permitir-nos-á selecionar as peças mais relevantes e procedimentos técnicos dominantes em cada direção artística, de modo a analisar as possibilidades da prática do new writing na criação de Teatro Político. Deste modo podemos colocar algumas questões adicionais: Como evoluíram os processos e metodologias da escrita, denominada new writing, até hoje? Analisando os seus conteúdos e formas, como refletiu e absorveu o new writing novos mecanismos, processos de pensamento e estruturas da sociedade? Existe ou não, e quais são as consequências desta dramaturgia na transformação da sociedade?
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