Nota de Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_24_0Resumo
Os 50 anos do 25 de Abril, celebrados ao longo de 2024, marcam um momento histórico de grande relevância para Portugal, não apenas como uma oportunidade para refletir sobre o passado recente, mas também para pensar o futuro da democracia portuguesa.
A Revolução dos Cravos pôs termo a quase cinco décadas de ditadura em Portugal,
quer estabelecendo liberdades fundamentais e a democracia, quer dando início a uma nova era política, económica, social e cultural do país. A comemoração do cinquentenário sublinha, pois, a importância dos valores conquistados nesse momento: a liberdade de expressão, a igualdade, a justiça social e os direitos humanos. Outro aspeto fundamental da celebração dos 50 anos é o reconhecimento do impacto do 25 de Abril na projeção internacional de Portugal. A revolução permitiu o fim das guerras coloniais/lutas de libertação, a independência dos países africanos de língua oficial portuguesa e, em pouco mais de uma década, a integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia, reforçando o papel do país no contexto internacional.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista mantém os direitos de autor da publicação "Revista Estudos do Século XX" na sua totalidade, enquanto o autor mantém os direitos sobre a sua publicação individual.