Correia, Luís Miguel – Monumentos do salazarismo. Curta-metragem retrospectiva. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. (Cadernos do CEIS20, 26). ISBN 978-989-26-1803-6. e-ISBN digital 978-989-26-1803-3.
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8622_20_10Resumo
A ditadura salazarista levou a cabo várias campanhas para uma proclamada reconstrução dos monumentos nacionais, com a finalidade de recuperar a sua arquitectura original, mas que de facto redundaram numa construção física e ideológica. Apoiando-se o alcance pragmático dessa estratégia na criação de uma visualidade falseada, o cinema, pelas potencialidades de modelação de imagem que oferece, bem como pela forma como convoca e articula outros códigos, foi um meio de comunicação privilegiado dessa operação de monumentalização.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista mantém os direitos de autor da publicação "Revista Estudos do Século XX" na sua totalidade, enquanto o autor mantém os direitos sobre a sua publicação individual.