Desafios e soluções construtivas da estação Hospital Santo António do Metro do Porto
DOI:
https://doi.org/10.14195/2184-8394_164_7Palavras-chave:
Metro do Porto, Desafios Ambientais, Soluções InovadorasResumo
A construção da Estação Hospital Santo António, parte da linha rosa do Metro do Porto, envolveu a superação de desafios significativos. Este estudo destaca os obstáculos enfrentados durante o projeto de execução e as soluções inovadoras adotadas. De entre os inúmeros desafios enfrentados, realça-se a presença de um túnel rodoviário, a existência de uma linha de água subterrânea, a necessidade de preservação de espécies arbóreas e a minimização de perturbações nos edifícios e no trânsito. A solução adotada foi uma estrutura subterrânea composta por túneis de grande secção, poços de grande diâmetro e túneis inclinados para acesso à estação. As metodologias utilizadas, como NATM (New Austrian Tunneling Method) nos túneis e a escavação sequencial na vertical nos poços, levaram em consideração as propriedades do terreno. Destaca-se a eficácia da solução na mitigação de impactos ambientais e a possibilidade da sua adoção em futuros projetos de estruturas subterrâneas em ambientes urbanos complexos.
Downloads
Referências
CJC (2017). Projetos/Metros. Disponível em: http://www.cjceng.com.br/br/projetos (acesso em 2024).
CMP (2024a). Jardim do Carregal. Disponível em: https://ambiente.cm-porto.pt/parques-e-jardins/jardim-do-carregal (acesso em 2024).
CMP (2024b). Portal de Informação Geográfica do Porto. Disponível em: https://cm-porto.maps.arcgis.com/apps/dashboards/dcdbff863c8546a8a4026b3de8f4660c (acesso em 2024).
Cortizo, P. T. (2015). Análise de poços de grande diâmetro executados pelo método de escavação sequencial na vertical. Dissertação de mestrado. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas, Brasil.
Cury, K. (1978). Métodos Construtivos para obras subterrâneas. Companhia Metropolitana de São Paulo, Brasil.
Gomes, A. T. (2008). Poços elipticos pelo método de escavação sequencial na vertical. O caso do Metro do Porto. Tese de doutoramento. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.
ITA (2012). ITA Report #11. Report on Underground Solutions for Urban Problems. ITA Working Group #20.
Karakus, M.; Fowell, R. (2004). An insight into the New Austrian Tunnelling Method (NATM). ROCKMEC'2004 - VIIth Regional Rock Mechanics Symposium, Sivas, Turquia.
Moreira, C. M. (2006). Túneis, uma herança ancestral rumo ao futuro. Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
Noronha, F. e Leterrier, J. (2000). Complexo metamórfico da Foz do Douro (Porto). Geoquimica e geocronologia. Bol. Real Acad. Galega Ciencias, 19, Santiago Compostela, Espanha.
Pereira, J. A. (2023). Metodologia de execução de poços de grande diâmetro em ambiente urbano. Dissertação de mestrado. Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE (2018-2024). Peças desenhadas do projeto de execução linha circular do Metro do Porto. Sener/CJC/NSE, Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE (2019a). Memória descritiva da geologia e geotecnia do projeto de execução da linha circular do Metro do Porto. Relatório P-PR-LI-8000-GG-MD-SCN-00001-04. Sener/CJC/NSE, Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE (2019b). Memória descritiva da Estação Hospital Santo António da linha circular do Metro do Porto. Relatório P-PR-LI-8003-TU-MD-SCN-001001-02. Sener/CJC/NSE, Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE (2020). Enquadramento geral do projeto de execução da linha circular do Metro do Porto. Relatório P-PR-LI-8000-GE-MD-SCN-000001-03. Sener/CJC/NSE, Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE (2021). Relatório técnico sobre análise de risco de danos do túnel de Ceuta e edificio portal (salas técnicas) do projeto de execução da linha circular do Metro do Porto. Relatório P-PR-LI-8004-ET-MD-SCN-001001-03. Sener/CJC/NSE, Porto, Portugal.
Sener/CJC/NSE/Arqpais (2018). Estudo de impacte ambiental do estudo prévio da linha circular do Metro do Porto. Anexos técnicos - Anexo 5 - Paisagem. Relatório P-PR-LI-8000-AM-RT-SCN-000003-00. Sener/CJC/NSE/Arqpais, Porto, Portugal.
Tender, M.; Couto, J. P. (2021). Métodos de escavação subterrânea o critério "segurança e saúde" como fator de escolha. Universidade do Minho, Guimarães, Portugal.