Método de dimensionamento da espessura do revestimento das estradas de terra

Autores/as

  • Saul Guedes Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Coutinho Universidade Federal de Pernambuco
  • António Viana da Fonseca Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.24849/j.geot.2014.131.07

Palabras clave:

Estradas de Terra de Baixo-Custo, Dimensionamento, Revestimento Primário

Resumen

No Brasil, verifica-se que grande parte da rede viária, 79,9% do total das rodovias, é composta por estradas não pavimentadas – “estradas de baixo-custo”. Observa-se que parte do orçamento de gestão da rede rodoviária do país é utilizada na manutenção rotineira dessas estradas após periodos de chuva. Entretanto, estes gastos poderão ser minimizados pela construção de uma superfície de rolamento de baixo custo, resistente tanto às intempéries da região quanto aos esforços desenvolvidos pelo tráfego. A finalidade deste trabalho é divulgar o método de dimensionamento desenvolvido pelo Programa de Assistência ao Transporte Local de Dakota do Sul, nos EUA, para determinação da espessura do revestimento primário das estradas de terra, direcionando-o ao território Brasileiro. Com base no método, o projetista, para além de obter uma significativa redução dos custos da construção destas infraestruturas, pode também estimar com maior exa ti dão as ações de reparação da seção construída, durante o ciclo de vida da estrada, priorizando a durabilidade da mesma e reduzindo os custos de manutenção.

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Publicado

2014-07-21

Número

Sección

Artículos