Aplicação de técnicas de sig na avaliação de risco de deslizamento em trecho do trem de alta velocidade Brasileiro

Autores/as

  • Fausto Mendonça Universidade de Brasília
  • Noris Diniz Universidade de São Paulo
  • Gustavo Baptista Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14195/2184-8394_126_2

Palabras clave:

Risco geológico, fotointerpretação, sensoriamento remoto

Resumen

O projeto do trem de alta velocidade a ser construído no Brasil ligará as cidades de Campinas – SP e São Paulo – SP à cidade do Rio de Janeiro – RJ. Trata-se de uma obra linear inédita no país, que passará por tipos de terrenos diversos enfrentando condições adversas distintas. Este trabalho traz um mapeamento de risco de deslizamentos na região do trecho 4 do traçado inicial, próximo à cidade de Itatiaia no interior do estado do Rio de Janeiro. As cicatrizes de deslizamento foram inventariadas através de fotointerpretação. Mapas temáticos de pedologia, geomorfologia, uso e cobertura, litologia e hipsometria foram utilizados como dados para a álgebra de mapas que gerou o mapa de risco do trecho avaliado. Os resultados apontaram a exis tência de risco alto à ocorrência de deslizamentos em quase todo o trecho 4. Esse fato aponta para a neces sidade de uma avaliação muito cuidadosa das condições geológicas das encostas que sofrerão intervenções durante a obra

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Citas

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Publicado

2012-11-21

Número

Sección

Artículos