Fissuração e trabalhos de reparação na barragem do cabril

Autores/as

  • A. Correia Sousa EDP
  • L. Braga Cruz EDP
  • M. Pinho Miranda EDP
  • D. Silva Matos EDP
  • A. Ferreira Silveira LNEC
  • C. Florentino LNEC
  • M. Cruz Azevedo LNEC
  • C. Comte Ródio
  • J. Campos Ródio
  • J. Catalão Ródio

DOI:

https://doi.org/10.14195/2184-8394_45_6

Resumen

A barragem do Cabril, abóbada de 135 m de altura concluída em 1953, exibiu fissuração horizontal importante no paramento de jusante, correspondente a algumas juntas de betonagem e principal­ mente numa zona situada entre IO a 20 m abaixo do coroamento. Além disso, acusou deslocamentos significativos não elásticos numa zona central superior, eventualmente associáveis a uma progressão da fissuração ao longo do tempo.

Em 1981, após uma análise do fenómeno, suportada por reconhecimentos complementares da fundação, ensaios de materiais e simulação em modelo físico e analítico, foram formuladas hipóteses sobre as causas, e decididos trabalhos de reparação, que compreenderam um tratamento da fundação, e injecções com resinas das fissuras e juntas de contracção.

São descritos aqueles estudos e trabalhos e analisado o comportamento da obra durante o reenchimento da albufeira, -após a reparação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1985-10-20

Número

Sección

Artículos