In memoriam Marcel Conche (1922-2022), e o ideário do Helenismo, dos VII-III AC: de Anaximandro a Heraclito e de Parménides a Epicuro
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-1718_80_8Palavras-chave:
Helenismo, Epicurismo, Natureza, Hermenêutica, CiênciaResumo
Nos séculos VII-III AC ocorreu, no contexto do mundo helénico, a emergência de uma nova forma de se observar a natureza. Com os escritos de alguns filósofos como Anaximandro, Heraclito, Parménides e Epicuro de Samos, nesse período primitivo as concepções sobre o ser humano e a sua dependência da Natureza (que ele podia transformar) começaram a ser objecto de leitura e de interpretação. Tendo Marcel Conche, do Departamento de Filosofia da Sorbonne, estudado e editado os textos essenciais destes quatro filósofos antigos, ele pôde assim trazer uma nova acessibilidade a tais pensadores de cariz verdadeiramente universal.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Humanitas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.