Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Artigos e recensões aceites em permanência para publicação, através da plataforma Open Journal Systems (OJS): http://impactum-journals.uc.pt/index.php/humanitas/submission/wizard

  • Os artigos que não respeitem as normas de publicação da revista serão recusados.

  • Todos os artigos submetidos são sujeitos a revisão e aprovação por pares, em regime de anonimato. O processo de avaliação encontra-se documentado nos arquivos da Revista Humanitas. Os contributos são encaminhados pelos Editores da revista para o Conselho Científico ou para avaliadores ad hoc, de acordo com as suas áreas de especialização. Os principais critérios de avaliação são: adequação à linha editorial da revista; respeito pelas normas editoriais; qualidade da redação; originalidade e relevo dos temas propostos para o avanço dos estudos nas áreas de estudo admitidos pela revista.

  • Não se aceita mais do que um artigo do mesmo autor por ano.
  • Procedimentos e calendarização do processo de submissão e revisão de provas:
    - Nas primeiras provas não devem ser introduzidas alterações no texto, apenas correção de gralhas e erros ortográficos;
    - O prazo de devolução das primeiras provas revistas não deverá exceder quinze dias;
    - Após a correção das primeiras provas, não deverão os autores introduzir novas emendas no trabalho;
    - As segundas provas servem apenas para verificar se as correções assinaladas nas primeiras foram executadas, e devem ser devolvidas no prazo de 8 dias após a receção do PDF;
    - A editora estima um prazo médio entre quatro e oito meses para a publicação da revista desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.

Instruções para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

O cumprimento das normas de edição abaixo transcritas é obrigatório.

1. Formatação do texto:
- enviar original através da plataforma de edição OJS, em formato Word;
- dimensões e formatação: corpo do texto = máximo de 20 páginas A4; corpo 12; Times New Roman; duplo espaço; notas de rodapé = corpo 10; Times New Roman; espaço simples;
- só usar caracteres gregos para citações longas; palavras isoladas ou pequenas expressões gregas virão em alfabeto latino (ex.: adynaton,arete, doxa, kouros); a fonte de grego a usar é unicode;
- idiomas admitidos: Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano;
- apresentar dois resumos (cada com um máximo de 250 palavras): um na língua do artigo outro em inglês, seguidos das respetivas palavras-chave (máximo de 5);

2. Resumo/Abstract

O texto do resumo deve apresentar a estrutura do artigo, dar a conhecer o problema de investigação, as metodologias usadas, os resultados obtidos, as conclusões e as implicações para a teoria e/ou prática e, se for caso disso, o contributo inovador do estudo para o estado da arte da questão.

3. Citações
3.1. Normas de caráter geral
a) uso do itálico:
– nas citações latinas e respetivas traduções, quando incluídas no corpo do texto (em caixa ficarão em redondo);
– nos títulos de obras antigas, de monografias modernas, de revistas e de recolhas temáticas;
b) usar aspas (“ ”) nas citações de textos modernos;
c) não usar itálico nas abreviaturas latinas (op. cit., loc. cit., cf., ibid., in,...).

3.2. Citações de livros
a) não são permitidas referências bibliográficas no corpo de texto. Todas as referências deverão constar em nota de rodapé, no final de cada página, na sua forma abreviada:
Autor Ano: página Ex: Bell 2004: 123-125
Exclusivamente na bibliografia final deverá constar a referência desdobrada: Bell, A. (2004), Spectacular Power in the Greek and Roman City. Oxford: University Press.
b) as edições posteriores à primeira serão anunciadas da seguinte forma: (2005, 2ª ed.);
c) à qualidade de editor(es) corresponderá (ed.) ou (eds.); de coordenador(es), (coord.). ou (coords.).

3.3. Citações de capítulos de livros
Não são permitidas referências bibliográficas no corpo de texto. Todas as referências deverão constar em nota de rodapé, no final de cada página, na sua forma abreviada:
Autor Ano: página Ex: Murray 1994: 10.
Exclusivamente na bibliografia final deverá constar a referência desdobrada: Murray, O. (1994), “Sympotic History”, in O. Murray (ed.), Sympotika. A Symposium on the Symposion. Oxford: Clarendon Press, 3-13.

3.4 Citações de artigos em periódicos
Não são permitidas referências bibliográficas no corpo de texto. Todas as referências deverão constar em nota de rodapé, no final de cada página, na sua forma abreviada:
Autor Ano: página Ex: Toher 2003: 431.
Exclusivamente na bibliografia final deverá constar a referência desdobrada: Toher, M. (2003), “Nicolaus and Herod”, HSPh 101: 427-447.

3.5. Abreviaturas usadas
– revistas: L’Année Philologique;
– autores gregos: A Greek-English Lexicon;
– autores latinos: Oxford Latin Dictionary;
=> NÃO USAR NUMERAÇÃO ROMANA: Hom. Od. 1.1 (não α.1); Cic. Phil. 2.20 (não II. 8. 20); Plin. Nat. 9.176 (não IX. 83. 176);
=> NÃO COLOCAR espaços entre os números: Hom. Od. 1.1 (não Hom. Od. 1. 1)

4. Notas:
Devem ser breves e limitar-se a abonar o texto, introduzir esclarecimento, ponto crítico ou breve estado da questão; o que é essencial deve vir no corpo do texto. A mera indicação do passo ganhará em vir também no texto.

5. Recensões
5.1. Tamanho: não ultrapassar os 8.000 caracteres;
5.2. Cabeçalho: seguir os seguintes modelos:
ACERBI, Silvia, Conflitti politico-ecclesiastici in Oriente nella Tarda Antichità: Il II Concilio di Efeso (449), Madrid, Servicio de Publicaciones de la Universidad Complutense, Revista de Ciencias de las Religiones, Serie de sucesivas monografías, Anejo V, 2001, 335 pp. ISBN: 84-95215-20-9.

BAÑULS OLLER, J. Vte.; Crespo Alcalá, P.; Morenilla Talens, C., Electra de Sófocles y las primeras recreaciones hispanas, Bari, Levante Editori, 2006, 152 pp. ISBN: 88-7949-432-5.

FRANCISCO BAUZÁ, Hugo, Propercio: Elegías completas. Traducción, prólogo y notas, Madrid, Alianza Editorial, 2007, 251 pp. ISBN: 978-84-206-6144-5.

5.3. Data da publicação:  a data da submissão da recensão não deve ir além de 2 anos desde a data da publicação da obra.

6. Imagens/Gráficos/Tabelas
Os elementos gráficos que acompanhem o texto deverão ser enviados em separado, devidamente identificados e numerados, devendo a localização no corpo de texto ser, de igual forma, assinalada:
- as imagens devem ser entregues individualmente, em formato .jpeg, com resolução mínima de 300dpi’s. Todas as imagens deverão ser livres do pagamento de direitos de autor e acompanhadas por comprovativo oficial de cedência ou compra de direitos a publicações de caráter académico;
- tabelas ou gráficos devem ser enviados em documento .doc, editáveis.
Não serão considerados elementos em .jpeg ou outro formato que não permita edição.

7. Bibliografia final:
De uso obrigatório e limitada ao essencial ou aos títulos citados, sendo as referências bibliográficas necessariamente desdobradas:
NORMAS DE TRANSLITERAÇÃO
Ignorar completamente os acentos, bem como a distinção entre vogais longas e breves.
Grego Português
α a
β b
γ g
δ d
ε e
ζ z
η e
θ th
ι i
κ k
λ l
μ m
ν n
ξ x
ο o
π p
ρ r
σ, ς s
τ t
υ u (em ditongo) y (nos outros casos)
φ ph
χ ch
ψ ps
ω o
aspiração inicial h
iota subscrito [letra] + i
γ + gutural (γ, κ, ξ e χ) n + [letra transcrita

Política de Privacidade

Os textos entregues para publicação na revista devem ser originais e serão autorizados a publicação em papel e em versão informática.