O espectador. Também ele um ‘tipo’ cómico?
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-1718_85_4Palavras-chave:
espectador, Aristófanes, Acarnenses, Tesmofórias, RãsResumo
Dentro dos testemunhos que conservamos do teatro grego antigo, o espectador é, sem dúvida, o agente que menos bem conhecemos. Temos, mesmo assim, a certeza de que se tratava de um público numeroso e heterogéneo – em idade, origem, formação cultural e, por isso, em expectativa. A comédia antiga abre, sobre este aspeto, um ângulo de visão importante, desde logo pelos apelos diretos que faz aos espectadores, nesse caso extracénicos, os que ocupam as bancadas do teatro. Mas a essa evidência vem juntar-se um outro tipo de testemunho, o que envolve o espectador intracénico, aquele que intervém dentro da ficção teatral como personagem. São casos particularmente expressivos o de Diceópolis, em Acarnenses, o de Eurípides, em Tesmofórias, e sobretudo o de Dioniso, em Rãs.
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