UMA FAMÍLIA, UMA CIDADE E UM IMPÉRIO NA ENCRUZILHADA RELIGIOSA. A PROPÓSITO DA EPÍSTOLA A LETA 1-2 DE S. JERÓNIMO (BELÉM, 402).

  • Paula Barata Dias CECH

Resumo

Os dois primeiros parágrafos da Epístola a Leta, de S. Jerónimo, constituem, como ele próprio reconhece, um desvio ou um excurso face à motivação principal da carta, que é a de instruir uma mãe na educação ascética da sua filha. A comemoração do nascimento da pequena Paula para a vida ascética é o ponto de partida para o comentário do momento histórico de Roma e para um testemunho acerca da transformação das mentalidades e das formas de persuasão do cristianismo associadas às dinâmicas familiares. O artigo pretende analisar o valor testemunhal e a interpretação de Jerónimo acerca da história do momento religioso do império, que abrem uma luz sobre os processos de cristianização da aristocracia romana por meio da intimidade familiar.

  • Resumo visualizado = 34 vezes
  • PDF visualizado = 60 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-10
Como Citar
DIAS, Paula Barata. UMA FAMÍLIA, UMA CIDADE E UM IMPÉRIO NA ENCRUZILHADA RELIGIOSA. A PROPÓSITO DA EPÍSTOLA A LETA 1-2 DE S. JERÓNIMO (BELÉM, 402).. Humanitas, [S.l.], v. 67, p. 109-129, dez. 2015. ISSN 2183-1718. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/humanitas/article/view/2337>. Acesso em: 21 maio 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

S. Jerónimo, Leta, Cristianismo, Paganismo, Teodósio, Roma, Antiguidade Tardia