Tutela Jurídica do Ambiente na Constituição da República Popular da China e na Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-2387_31_5Palavras-chave:
Protecção do ambiente, Direito fundamental ao ambiente, Constituição da RPC, Lei Básica da RAEMResumo
A protecção do ambiente tornou-se um tema importantíssimo para todos os países do mundo no século XXI. Designada como a fábrica do mundo, a República Popular da China sofre de múltiplas pressões neste âmbito, ao nível nacional e internacional, falando-se hoje numa reforma profunda da legislação nacional de protecção ambiental. Este artigo pretende mostrar a necessidade de introduzir uma garantia a nível constitucional do direito a um ambiente saudável, atribuindo a este direito o estatuto de direito fundamental numa eventual revisão da Constituição chinesa. A nossa apreciação crítica é feita também ao nível da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 Jiang Yi Wa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.