O Novo Aeroporto de Lisboa e o Ordenamento do Território em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-2387_3_1Resumo
Na localização de um novo aeroporto de Lisboa não podem deixar de ser determinantes a localização da procura dos seus serviços e a articulação com os serviços dos demais modos de transporte: tudo apontando, entre as duas hipóteses principais em aberto, para a sua localização na Ota, que evita o estrangulamento da travessia do Tejo, quando quase toda a procura é a norte, e é servida directamente pelos principais eixos rodoviário e ferroviário (com maior relevo para este último). Trata-se ainda de uma solução muito mais barata. Mas a consideração dos custos, face às prioridades reais do país, aponta antes para a manutenção por mais algumas décadas do aeroporto da Portela, ainda longe da saturação e de qualquer modo com uma localização muito mais favorável, em termos de ordenamento do território, do que a de um aeroporto que fosse construído em Rio Frio.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1999 Manuel Carlos Lopes Porto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
