O princípio da conciliação : rumo a um controlo da “sustentabilidade”?
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-2387_21_2Resumo
O juiz administrativo encontra-se, no contexto actual e nos limites da sua competência, confrontado com uma nova desafio: ser juiz da “sustentabilidade” do planeta.
A conciliação entre os três pilares do desenvolvimento sustentável constitui o grau mais baixo de protecção do ambiente que imaginamos desde o seu aparecimento na esfera das políticas públicas.
O princípio da conciliação é um novo princípio de valor constitucional enunciado pelo Conselho Constitucional francês enquanto de princípio “metodológico” e oferece um conteúdo um pouco mais tangível ao conceito de “desenvolvimento sustentável”. O princípio da conciliação confere um valor constitucional à salvaguarda do ambiente e corresponde a uma tradução jurídica do objectivo do desenvolvimento sustentável.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2008 Chantal Cans

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.