Edificar pela Dissertação: Nexos de coerência entre elaboração do Projecto Final e redacção da Dissertação no Mestrado Integrado em Arquitectura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_49Keywords:
Ensino de Arquitectura, Projecto, DissertaçãoAbstract
A comunicação parte da premissa de que todos os estudantes finalistas deverão dedicar-se a duas actividades paralelas mas distintas: elaborar um projecto final e redigir uma dissertação de mestrado. Tendo em conta que o curso deve concluir-se em 3+2 anos, todas as tarefas lectivas devem ser conduzidas de modo a que ambas as actividades sejam elaboradas em simultâneo.
A dificuldade desta situação reside tanto na referida simultaneidade, como no elevado nível de exigência e de rigor que as duas actividades exigem. É ainda necessário ter em conta que os instrumentos e as competências indispensáveis para uma actividade são muito diferentes, ou até opostas, às requeridas para a outra.
O objectivo da comunicação é apresentar e discutir uma experiência docente de seis anos lectivos consecutivos, com especial ênfase nas metodologias empregues para se conseguirem os nexos de coerência mais adequados entre projecto e dissertação, e se atingirem os resultados mais satisfatórios, incluindo projectos merecedores de prémios nacionais. A comunicação apresentará as conclusões desta experiência, consideradas úteis para docentes e estudantes do 2.º ciclo.
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Copyright (c) 2013 João Paulo Rapagão, Miguel Malheiro, João Paulo Delgado

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