Edificar pela Dissertação: Nexos de coerência entre elaboração do Projecto Final e redacção da Dissertação no Mestrado Integrado em Arquitectura

Authors

  • João Paulo Rapagão Universidade Lusíada do Porto
  • Miguel Malheiro Universidade Lusíada do Porto
  • João Paulo Delgado Universidade Lusíada do Porto

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_49

Keywords:

Ensino de Arquitectura, Projecto, Dissertação

Abstract

A comunicação parte da premissa de que todos os estudantes finalistas deverão dedicar-se a duas actividades paralelas mas distintas: elaborar um projecto final e redigir uma dissertação de mestrado. Tendo em conta que o curso deve concluir-se em 3+2 anos, todas as tarefas lectivas devem ser conduzidas de modo a que ambas as actividades sejam elaboradas em simultâneo.

A dificuldade desta situação reside tanto na referida simultaneidade, como no elevado nível de exigência e de rigor que as duas actividades exigem. É ainda necessário ter em conta que os instrumentos e as competências indispensáveis para uma actividade são muito diferentes, ou até opostas, às requeridas para a outra.

O objectivo da comunicação é apresentar e discutir uma experiência docente de seis anos lectivos consecutivos, com especial ênfase nas metodologias empregues para se conseguirem os nexos de coerência mais adequados entre projecto e dissertação, e se atingirem os resultados mais satisfatórios, incluindo projectos merecedores de prémios nacionais. A comunicação apresentará as conclusões desta experiência, consideradas úteis para docentes e estudantes do 2.º ciclo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Paulo Rapagão, Universidade Lusíada do Porto

Faculdade de Arquitectura e Artes, Professor Auxiliar Convidado

Miguel Malheiro, Universidade Lusíada do Porto

Faculdade de Arquitectura e Artes, Professor Auxiliar

João Paulo Delgado, Universidade Lusíada do Porto

Faculdade de Arquitectura e Artes, Assistente

Downloads

Published

2013-10-10

Issue

Section

Articles Joelho 4