Contribuições da teoria ator-rede para a construção do conhecimento no ateliê de projeto de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_7Keywords:
Ensino de Projeto, Processo de projeto, Teoria Ator-RedeAbstract
Este trabalho é parte da pesquisa realizada para uma tese de doutoramento que tem o mesmo título deste texto e busca explorar: 1) os entendimentos propostos pela Teoria Ator-rede a fim de estabelecer uma conexão com a formação do conhecimento durante o processo de ensino de projeto de arquitetura; 2) as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo de atores humanos e não-humanos. Esta abordagem possibilita transformar o entendimento do projeto de arquitetura como um produto acabado, fechado em si mesmo. Ao explorar as possibilidades de entender o projeto como um processo instável e dinâmico, abre uma possibilidade de transformar e requalificar o processo de projeto de arquitetura, de seu ensino e, também, o próprio significado da atividade e da finalidade do projeto de arquitetura.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Ramon Silva de Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Open Access
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal
B. Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
D. Securing permission to publish illustrations and other graphic data under copyright in the journal is the authors' responsibility.