Contribuições da teoria ator-rede para a construção do conhecimento no ateliê de projeto de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_7Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Processo de projeto, Teoria Ator-RedeResumo
Este trabalho é parte da pesquisa realizada para uma tese de doutoramento que tem o mesmo título deste texto e busca explorar: 1) os entendimentos propostos pela Teoria Ator-rede a fim de estabelecer uma conexão com a formação do conhecimento durante o processo de ensino de projeto de arquitetura; 2) as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo de atores humanos e não-humanos. Esta abordagem possibilita transformar o entendimento do projeto de arquitetura como um produto acabado, fechado em si mesmo. Ao explorar as possibilidades de entender o projeto como um processo instável e dinâmico, abre uma possibilidade de transformar e requalificar o processo de projeto de arquitetura, de seu ensino e, também, o próprio significado da atividade e da finalidade do projeto de arquitetura.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 Ramon Silva de Carvalho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).