Computação e síntese de projecto: modelos computacionias como instrumentos metodológicos no ensino de projecto
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_37Resumo
O recurso a modelos computacionais como ferramentas de auxilio ao ensino de projecto é um assunto ainda pouco debatido e sem expressão nos currículos dos cursos de arquitectura em Portugal. Este artigo discute alguns tópicos que procuram clarificar a sua pertinência, nomeadamente, a metodologia que está inerente ao desenvolvimento de modelos computacionais no auxilio à geração de soluções de projecto, e ainda, por contribuírem para uma síntese de projecto.
Este artigo versa sobre a utilização de ferramentas digitais, em geral, e modelos computacionais em especifico, mostrando argumentos que se distanciam de ruptura metodológica e conceptual de processos de definição de projecto ditos tradicionais. Debate a possibilidade de transformação evolutiva desta mesma metodologia pelo aumento de recursos que se disponibilizam para o tratamento, organização e avaliação do conhecimento que os arquitectos têm sobre os princípios do projecto.
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