Computação e síntese de projecto: modelos computacionias como instrumentos metodológicos no ensino de projecto

Autores

  • Bruno Figueiredo Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_37

Resumo

O recurso a modelos computacionais como ferramentas de auxilio ao ensino de projecto é um assunto ainda pouco debatido e sem expressão nos currículos dos cursos de arquitectura em Portugal. Este artigo discute alguns tópicos que procuram clarificar a sua pertinência, nomeadamente, a metodologia que está inerente ao desenvolvimento de modelos computacionais no auxilio à geração de soluções de projecto, e ainda, por contribuírem para uma síntese de projecto.

Este artigo versa sobre a utilização de ferramentas digitais, em geral, e modelos computacionais em especifico, mostrando argumentos que se distanciam de ruptura metodológica e conceptual de processos de definição de projecto ditos tradicionais. Debate a possibilidade de transformação evolutiva desta mesma metodologia pelo aumento de recursos que se disponibilizam para o tratamento, organização e avaliação do conhecimento que os arquitectos têm sobre os princípios do projecto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Bruno Figueiredo, Escola de Arquitectura da Universidade do Minho

Lecciona na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho desde 2005, onde é Assistente desde 2009.

Arquitecto (FAUP, 2000), Mestrado em Cultura Arquitectónica Moderna e Contemporânea (FAUTL, 2008), desenvolve Doutoramento na EAUM e integra o projecto de I&D “Alberti Digital” (CES, Darq, FAUTL, IST, 2009-2012).

##submission.downloads##

Publicado

2013-11-01 — Atualizado em 2021-03-29

Edição

Secção

Articles Joelho 4