A reflexividade da ‘realidade’: itinerários para uma aprendizagem pelo projeto.
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_4_8Palavras-chave:
Projeto, Arquitetura, EnsinoResumo
O reconhecimento, nacional e internacional, de uma práxis de arquitectura contemporânea em Portugal – dita de ‘periférica’ e de ‘resistente’ – revela a oportunidade de clarificar um pensamento projectual singular. Trata-se de um pensamento alicerçado numa relação íntima com a ‘realidade’– ‘cultural’ e ‘física’ – que estabelece um diálogo reflexivo com as suas especificidades.
Com o intuito de avaliar a permanência, e a subsequente transmissibilidade, deste pensamento projectual na particularidade do ensino da arquitectura, há que reconhecer de que modo aquela práxis se manifesta. Confrontando-a, intentar-se-á, por um lado, circunscrever a competência operativa da ‘realidade’ no tempo do processo de projecto, e, por outro lado, deslindar o domínio instrumental subjacente ao processo projectual potenciado por essa práxis de arquitectura.
No âmbito do tema ‘Investigação em Projecto’, interessa, assim, discernir, como hipótese de trabalho, sobre o impacto, e suas consequências, deste modo de fazer projecto na aprendizagem da arquitectura na contemporaneidade portuguesa.
Pretende-se, deste modo, contribuir para o fixar de uma possível ‘identidade projectual’ reconhecível, capaz de perspectivar e de apontar caminhos possíveis para o ensino pelo projecto.
The reflexiveness of ‘reality’: itineraries for learning through the design process.
The national and international recognition of a Portuguese contemporary architectural praxis – described as ‘peripheral’ and ‘resistant’ –, unlocks the chance to clarify a singular architectural design process. This process is grounded in an intimate relationship with the specificities of reality – both ‘cultural’ and ‘physical’ –, established through a reflexive dialog.
Aiming the evaluation of this design framework permanence and subsequent transferability in architectural teaching, it has to be recognized how this architectural praxis manifests itself.
Confronting it, one will try to circumscribe reality’s operative proficiency in the design process, and also to define the design process’ instrumental apparatus excelled by this architectural praxis.
As a work hypothesis, it is important to discern about this design thought’s impact and consequences in the architectural learning process, regarding the Portuguese contemporary practice.
One aspires to circumscribe a possible architectural design identity, able to envision possible paths for the architectural design teaching.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 N. Miguel Seabra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).