A Batalha entre Simplificado e Tradicional: Instalações Textuais Interativas em Chinês e o Letrismo Francês
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_8Palavras-chave:
literatura eletrónica, arte textual, escrita chinesa, instalação interativa, letrismoResumo
Este artigo analisa várias instalações textuais interativas em chinês de Taiwan e Hong Kong, que refletem a ansiedade de enfrentar a crescente influência do chinês simplificado e do poder cultural da China continental. Como escrita logossilábica, o chinês é estruturalmente distinto das escritas alfabéticas. No entanto, as ideias do letrismo francês sobre a criação de arte por meio da decomposição da linguagem em partículas elementares e do seu uso como objetos para uma nova forma de estética e luta político-social têm semelhanças com algumas artes interativas em chinês dos últimos anos. Este artigo discutirá o modo como as ideias do letrismo podem ser aplicadas às criações artísticas, analisando obras textuais interativas em chinês, com o objetivo de examinar a especificidade das obras em chinês e as formas como lidam com os tópicos da expansão cultural da China.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland (1991). The Responsibility of Forms: Critical Essays on Music, Art, and Representation. Berkeley: University of California Press.
BOHN, Willard (1996). “From Hieroglyphics to Hypergraphics.” Experimental - Visual - Concrete: Avant-garde Poetry since the 1960s. Ed. K. David Jackson, Eric Vos, and Johanna Drucker. Amsterdam: Rodopi. 173-86.
BOHN, Willard (2001). Modern Visual Poetry. Newark: University of Delaware Press.
CHU, Kicheung (2013). “Lun fantizi he jian huazi de zongxian guanxi.” [The vertical relationship between traditional and simplified Chinese characters] The Journal of Chinese Characters 9: 209-20, doi: 10.14772/CSCCK.2013.9.209.
DRUCKER, Johanna. (1998). Figuring the Word: Essays on Books, Writing, and Visual Poetics. New York: Granary Books.
FOSTER, Stephen C. (1983). “Letterism: A Point of Views.” Visible Language 17.3: 7-12.
HUNG, Keung (2014). “Bloated City & Skinny Language.” bcslproject.wordpress.com/idea/context-of-bcsl-project/ 24 Feb 2018.
ISOU, Isidore (1983). “Manifesto of Letterist Poetry.” Visible Language 17.3: 70-74.
LEUNG, Po Shan (2007). “On the ‘Chinglish’ Exhibition from Hong Kong Museum of Art.” Motat Diary, motat.blogspot.hk/2007/04/blog-post_25.html. 24 Feb 2018.
LU, Tsung-Han. “Word Shatter.” Moca Taipei, 60.250.96.120/mocataipei/mocastudio/exhibition/show21/works21.htm. 24 Feb 2018.
“Magic.Type.Face.” YouTube, uploaded by Moca Taipei, 5 Sept 2010. www.youtube.com/watch?v=QbwX-fP6yCI.
MUGNIER, Patrice (20 January 2016). “Re: A few questions about your work Jing.” Message to Yue-Jin Ho. E-mail.
SEAMAN, David W (1983). “Lettrism — A Stream That Runs Its Own Course.” Visible Language 17.3: 18-25.
SIMANOWSKI, Roberto (2013). “Text as Event: Calm Technology and Invisible Information as Subject of Digital Arts.” Throughout: Art and Culture Emerging with Ubiquitous Computing. Ed. Ulrik Ekman. Cambridge, MA: MIT Press. 189-204.
SUN, Chaofen (2006). Chinese: A Linguistic Introduction. Cambridge: Cambridge University Press.
The Hong Kong Museum of Art. Museum of Art Explores the Unique Language of Hong Kong. N.p., 22 Mar. 2007. Web. 22 Feb 2018.
ZENG, Cong-xiu (2009). Taiwan Dangdai Youxishi Lun [Poetics of Playfulness in Contemporary Taiwan]. Taipei: Erya.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.