Eu preferia não virar a página: Ler e Escrever no Espaço Digital Ilimitado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_9

Palavras-chave:

superfícies de leitura, convenções gráficas, página, rolo, enquadramento

Resumo

Os limites da página foram sendo historicamente marcados pelas restrições dos materiais em que o texto é inscrito. Na era digital, esses materiais deixaram de impor um limite físico, e os limites estão mais ligados às nossas práticas e convenções de leitura estabelecidas. No entanto, continuamos a ter que aceder ao texto em porções finitas — não conseguimos processar a infinitude textual que o espaço digital ilimitado permitiria. Assim sendo, surgem noções como as de janela ou frame (enquadramento), para tornar esse espaço ilimitado legível — à semelhança da prática antiga de ler e escrever em rolos (scrolls), que continham textos longos, mas eram lidos porção por porção. Hoje em dia, já não viramos simplesmente uma página deixando-a para trás; a nossa perceção é a de um constante reposicionar do enquadramento. Para questionar esta transição e as suas implicações, observaremos uma edição digital e outra em papel de Bartleby, the Scrivener por Herman Melville.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRINGHURST, Robert (1992). The Elements of Typographic Style. Vancouver: Hartley and Marks.

CARPENTER, J. R., (2013). “...and by Islands I Mean Paragraphs.” 29 June 2017. http://luckysoap.com/andbyislands/.

DRUCKER, Johanna (2013). “Frame Jumps and Mixed Modalities: Reading And/as Interface.” Book 2.0 3.2: 97–111. doi:10.1386/btwo.3.2.97_1.

DRUCKER, Johanna (2009). “Modeling Functionality: From Codex to e-Book.” In SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. London, Chicago: University of Chicago Press. 165–74.

FARIA, Maria Isabel, and Maria da Graça Pericão (2008). Dicionário do Livro. Coimbra: Almedina.

GAUR, Albertine (1984). A History of Writing. London: The British Library.

HAYLES, N. Katherine (2006). “The Time of Digital Poetry: from Object to Event.” New Media Poetics: Contexts, Technotexts, and Theories. Cambridge: MIT Press. 181–210.

HOUSTON, Keith (2016). The Book. New York: W. W. Norton.

KAY, Alan, and Adele Goldberg (2003). “Personal Dynamic Media.” Computer 10.3 (1977): 31–41. Reprinted in The New Media Reader. Ed. Noah Wardrip-Fruin and Nick Montfort. Cambridge, MA: MIT Press. 391-404.

MANGUEL, Alberto (1996). A History of Reading. London: Harper Collins.

McCLOUD, Scott (2009). “The Infinite Canvas.” 29 June 2017. http://scottmccloud.com/4-inventions/canvas/.

McCLOUD, Scott (2003). “The Right Number.” 29 June 2017. http://scottmccloud.com/1-webcomics/trn-intro/index.html.

MELVILLE, Herman (2004). Bartleby, the Scrivener: A Story of Wall-Street. [First published, New York: Putnam’s magazine, 1853]. 29 June 2017. https://www.gutenberg.org/ebooks/11231.

MELVILLE, Herman (2013). Bartleby. Fremdsprachentexte/Universal-Bibliothek Englisch. Stuttgart: Reclam.

MURRAY, Janet H. (2011). “Inventing the Medium – Glossary.” 29 June 2017. https://inventingthemedium.com/glossary/#spatial.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Sabino, Ana. 2018. «Eu Preferia não Virar a página: Ler E Escrever No Espaço Digital Ilimitado». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (1):135-48. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_9.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section