Eu preferia não virar a página: Ler e Escrever no Espaço Digital Ilimitado
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_9Palavras-chave:
superfícies de leitura, convenções gráficas, página, rolo, enquadramentoResumo
Os limites da página foram sendo historicamente marcados pelas restrições dos materiais em que o texto é inscrito. Na era digital, esses materiais deixaram de impor um limite físico, e os limites estão mais ligados às nossas práticas e convenções de leitura estabelecidas. No entanto, continuamos a ter que aceder ao texto em porções finitas — não conseguimos processar a infinitude textual que o espaço digital ilimitado permitiria. Assim sendo, surgem noções como as de janela ou frame (enquadramento), para tornar esse espaço ilimitado legível — à semelhança da prática antiga de ler e escrever em rolos (scrolls), que continham textos longos, mas eram lidos porção por porção. Hoje em dia, já não viramos simplesmente uma página deixando-a para trás; a nossa perceção é a de um constante reposicionar do enquadramento. Para questionar esta transição e as suas implicações, observaremos uma edição digital e outra em papel de Bartleby, the Scrivener por Herman Melville.
Downloads
Referências
CARPENTER, J. R., (2013). “...and by Islands I Mean Paragraphs.” 29 June 2017. http://luckysoap.com/andbyislands/.
DRUCKER, Johanna (2013). “Frame Jumps and Mixed Modalities: Reading And/as Interface.” Book 2.0 3.2: 97–111. doi:10.1386/btwo.3.2.97_1.
DRUCKER, Johanna (2009). “Modeling Functionality: From Codex to e-Book.” In SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. London, Chicago: University of Chicago Press. 165–74.
FARIA, Maria Isabel, and Maria da Graça Pericão (2008). Dicionário do Livro. Coimbra: Almedina.
GAUR, Albertine (1984). A History of Writing. London: The British Library.
HAYLES, N. Katherine (2006). “The Time of Digital Poetry: from Object to Event.” New Media Poetics: Contexts, Technotexts, and Theories. Cambridge: MIT Press. 181–210.
HOUSTON, Keith (2016). The Book. New York: W. W. Norton.
KAY, Alan, and Adele Goldberg (2003). “Personal Dynamic Media.” Computer 10.3 (1977): 31–41. Reprinted in The New Media Reader. Ed. Noah Wardrip-Fruin and Nick Montfort. Cambridge, MA: MIT Press. 391-404.
MANGUEL, Alberto (1996). A History of Reading. London: Harper Collins.
McCLOUD, Scott (2009). “The Infinite Canvas.” 29 June 2017. http://scottmccloud.com/4-inventions/canvas/.
McCLOUD, Scott (2003). “The Right Number.” 29 June 2017. http://scottmccloud.com/1-webcomics/trn-intro/index.html.
MELVILLE, Herman (2004). Bartleby, the Scrivener: A Story of Wall-Street. [First published, New York: Putnam’s magazine, 1853]. 29 June 2017. https://www.gutenberg.org/ebooks/11231.
MELVILLE, Herman (2013). Bartleby. Fremdsprachentexte/Universal-Bibliothek Englisch. Stuttgart: Reclam.
MURRAY, Janet H. (2011). “Inventing the Medium – Glossary.” 29 June 2017. https://inventingthemedium.com/glossary/#spatial.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.