Alice Inanimada: A Estória da Série e o seu Impacto em Portugal

Autores

  • Ana Maria Machado Centre for Portuguese Literature - University of Coimbra
  • Andy Campbell Lead Developer, Inanimate Alice / Dreaming Methods
  • Ian Harper Inanimate Alice Executive Producer
  • Ana Albuquerque e Aguilar Centre for Portuguese Literature - University of Coimbra | FCT
  • António Oliveira University of Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_8

Palavras-chave:

Alice Inanimada, narrativa transmédia, ensino, problemas de tradução

Resumo

Uma equipa da Universidade de Coimbra e os produtores de Inanimate Alice juntaram-se para apresentar uma perspetiva diferente quanto à narrativa interativa em contexto educativo. Neste artigo, discutiremos as origens desta série, a visão dos seus criadores e também como os desenvolvimentos tecnológicos melhoraram a experiência do utilizador. Esta narrativa transmédia demonstra a progressiva complexidade da vida na era digital, sendo que Perpetual Nomads, a mais recente aventura, proporciona já uma experiência narrativa em Realidade Virtual. A tradução portuguesa tem como objetivo introduzir a leitura de Alice Inanimada nas escolas básicas e secundárias, tornando-se o primeiro texto nascido em meio digital a ser lido nas escolas portuguesas, pelo que estamos também a traduzir as orientações pedagógicas. Deste modo, apresentaremos tanto os resultados do nosso trabalho, bem como os principais desafios suscitados pela tradução, com especial enfoque na análise intercultural.

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Referências

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Machado, Ana Maria, Andy Campbell, Ian Harper, Ana Albuquerque e Aguilar, e António Oliveira. 2018. «Alice Inanimada: A Estória Da Série E O Seu Impacto Em Portugal». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (3):93-104. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_8.

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Secção Temática | Thematic Section