Ensino da literatura digital: Alice Inanimada em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_12

Palavras-chave:

Inanimate Alice, Alice Inanimada, literatura infantil e juvenil digital, ensino

Resumo

Neste artigo, pretende-se apresentar o percurso realizado pelo projeto “Inanimate Alice: tradução de literatura digital em contexto educativo”, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Deste modo, abordar-se-ão as suas diferentes fases e os processos envolvidos, nomeadamente: a tradução dos cinco primeiros episódios da série, a tradução e a criação de material pedagógico adaptado ao currículo português, a investigação aplicada, em duas escolas portuguesas, sobre os episódios 1 e 2 de Alice Inanimada, a recolha e análise dos dados relativos à experiência e à receção da obra por alunos e professores e a formação docente criada para responder aos desafios inerentes ao ensino de uma obra literária digital, em parceria com o Plano Nacional de Leitura – PNL 2027, contribuindo assim para preencher a lacuna que existia em Portugal a este nível. Além de uma reflexão sobre todas estas etapas, esboçaremos os planos para o futuro do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

##submission.additionalFiles##

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Machado, Ana Maria, e Ana Albuquerque e Aguilar. 2020. «Ensino Da Literatura Digital: Alice Inanimada Em Portugal». MATLIT: Materialidades Da Literatura 8 (1):217-40. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_12.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)