Respostas leitoras à literatura infantil digital, recursos sonoros e mediação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3

Palavras-chave:

literatura digital, recursos sonoros, respostas leitoras, mediação

Resumo

Os recursos sonoros presentes na literatura infantil digital modificam a experiência leitora por introduzir novas possibilidades interpretativas e interativas. Este trabalho trata das respostas leitoras de seis crianças à trilha sonora de appbooks de literatura infantil, analisadas a partir de uma experiência prática em uma escola pública da Catalunha. A atividade de mediação envolveu a realização de oficinas literárias, com o objetivo de identificar aspectos da relação transacional entre obra e leitor. Essas análises apontaram indícios do papel mediador dos recursos sonoros na construção de uma interação de caráter tanto estético, ou seja, sensível, pessoal e afetivo, como eferente, de caráter mais reflexivo, com a literatura digital.

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Biografias Autor

Giselly Lima de Moraes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), tem especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, atuando na linha Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em educação e linguagem (GELING) e coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas literárias, multimodalidade e mediações (NAMME). Tem experiência na área de Educação como docente da educação básica, de graduação e de pós-graduação; como mediadora de leitura e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, mediação de narrativas multimodais, mediação de narrativas extensas e didática da leitura e da escrita.

Dinéa Maria Sobral Muniz

Professora Titular. Possui graduação em Letras (1970), mestrado em Educação (1986) e doutorado em Educação (1999) todos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA nos quadriênios 2012-2016 e 2016 -2020. Foi Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal da Bahia de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, desejo de ler, ensino-aprendizagem da língua oral, ensino de língua materna e estágio supervisionado de língua portuguesa. Ministra a disciplina Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Mestrado e Doutorado- da FACED- UFBA. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem- GELING- da linha Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED- UFBA.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Moraes, Giselly Lima de, e Dinéa Maria Sobral Muniz. 2020. «Respostas Leitoras à Literatura Infantil Digital, Recursos Sonoros E mediação». Matlit: Materialidades Da Literatura 8 (1):45-63. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3.

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