Reading responses to digital children's literature, sound resources and mediation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3

Keywords:

digital literature, sound resources, reading responses, mediation

Abstract

The sound resources present in digital children’s literature modify the reading experience by introducing new interpretive and interactive possibilities. This work deals with the reading responses of six children to the soundtrack of children’s literature app-books, analysed through a practical experiment in a public school in Catalonia. The mediation activity involved the organization of literary workshops, with the aim of identifying aspects of the transactional relationship between work and reader. Those analyses pointed to indications of the mediating role of sound resources in the construction of an aesthetic interaction, that is, sensitive, personal and affective, as well as efferent, of a more reflective character, with digital literature.

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Author Biographies

Giselly Lima de Moraes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), tem especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, atuando na linha Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em educação e linguagem (GELING) e coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas literárias, multimodalidade e mediações (NAMME). Tem experiência na área de Educação como docente da educação básica, de graduação e de pós-graduação; como mediadora de leitura e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, mediação de narrativas multimodais, mediação de narrativas extensas e didática da leitura e da escrita.

Dinéa Maria Sobral Muniz

Professora Titular. Possui graduação em Letras (1970), mestrado em Educação (1986) e doutorado em Educação (1999) todos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA nos quadriênios 2012-2016 e 2016 -2020. Foi Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal da Bahia de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, desejo de ler, ensino-aprendizagem da língua oral, ensino de língua materna e estágio supervisionado de língua portuguesa. Ministra a disciplina Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Mestrado e Doutorado- da FACED- UFBA. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem- GELING- da linha Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED- UFBA.

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Published

2020-10-28

How to Cite

Moraes, Giselly Lima de, and Dinéa Maria Sobral Muniz. 2020. “Reading Responses to Digital children’s Literature, Sound Resources and Mediation”. MATLIT: Materialities of Literature 8 (1):45-63. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3.

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Secção Temática | Thematic Section