Respuestas de lectura a la literatura infantil digital, recursos sonoros y mediación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3

Palabras clave:

literatura digital, recursos sonoros, respuestas de los lectores, mediación

Resumen

Los recursos sonoros presentes en la literatura infantil digital modifican la experiencia de lectura al introducir nuevas posibilidades interpretativas e interactivas. Este trabajo trata de las respuestas lectoras de seis niños a la banda sonora de los app-books de literatura infantil, analizadas a través de una experiencia práctica en un colegio público de Cataluña. La actividad de mediación implicó la organización de talleres literarios, con el objetivo de identificar aspectos de la relación transaccional entre obra y lector. Estos análisis apuntan a indicios del papel mediador de los recursos sonoros en la construcción de una interacción estética, es decir, sensible, personal y afectiva, así como eferente, de carácter más reflexivo, con la literatura digital.

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Biografía del autor/a

Giselly Lima de Moraes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993), tem especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, atuando na linha Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em educação e linguagem (GELING) e coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas literárias, multimodalidade e mediações (NAMME). Tem experiência na área de Educação como docente da educação básica, de graduação e de pós-graduação; como mediadora de leitura e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, mediação de narrativas multimodais, mediação de narrativas extensas e didática da leitura e da escrita.

Dinéa Maria Sobral Muniz

Professora Titular. Possui graduação em Letras (1970), mestrado em Educação (1986) e doutorado em Educação (1999) todos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-Diretora da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA nos quadriênios 2012-2016 e 2016 -2020. Foi Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal da Bahia de 2010 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, leitura, desejo de ler, ensino-aprendizagem da língua oral, ensino de língua materna e estágio supervisionado de língua portuguesa. Ministra a disciplina Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)- Mestrado e Doutorado- da FACED- UFBA. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem- GELING- da linha Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED- UFBA.

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Publicado

2020-10-28

Cómo citar

Moraes, Giselly Lima de, y Dinéa Maria Sobral Muniz. 2020. «Respuestas De Lectura a La Literatura Infantil Digital, Recursos Sonoros Y mediación». MATLIT: Materialidades De La Literatura 8 (1):45-63. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_3.

Número

Sección

Secção Temática | Thematic Section