Materialidade e evanescência em app-books: livros digitais interativos para crianças e obstáculos à educação digital
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_4Palavras-chave:
livros digitais para crianças, livros de aplicativos móveis, materialidades da literatura, evanescência, bibliotecas digitaisResumo
O objetivo desta pesquisa é fazer um breve histórico dos trabalhos premiados no Prêmio Jabuti e refletir sobre os desafios apresentados nos livros aplicativos para crianças, especialmente para que possa se tornar uma ferramenta alternativa aplicável à educação literária no ambiente escolar. Entre esses desafios estão a própria materialidade e evanescência dessas produções, questões abordadas com base nas considerações de Hayles (2002), Antonio (2011), Corrêa (2016) e Ribeiro (2017). Também discutiremos um modelo para inserção de livros digitais nas escolas brasileiras em funcionamento desde 2014, as bibliotecas digitais, plataformas que geralmente fornecem produções mais simples, adicionando soluções pedagógicas e avaliação de leitura. A metodologia empregada consiste em pesquisa exploratória de base bibliográfica, descrições comparativas e apreciações de caráter imanente das obras premiadas; além de considerações a partir de entrevistas com atores desse mercado.
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