“Read, Imagine, Play”: memory of a kids e-lit exhibition

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_9

Palavras-chave:

literatura infantil e juvenil digital, curadoria digital, literacia digital, exposição de literatura digital, Electronic Literature Organization

Resumo

Entre 13 e 15 de julho de 2023, no Exploratório – Centro Ciência Viva, em Coimbra, teve lugar a “Exposição de Literatura Eletrónica para Crianças e Jovens: Ler, Imaginar, Brincar”. A iniciativa fez parte da programação oficial da Electronic Literature Organization Conference 2023, que tinha como tema: “Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change”. Sob a curadoria de Ana Maria Machado, Ana Albuquerque e Aguilar e Jaqueline Conte, respetivamente, professora e investigadoras do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, da Universidade de Coimbra, a exposição apresentou dez obras literárias digitais que permitiam a leitura multimodal e interativa. Como poucas vezes no histórico das exposições integradas na ELO Conference, o público-alvo não era composto preferencialmente pelos participantes da conferência. O foco era o público externo, sobretudo crianças e jovens, e mediadores de leitura. Este artigo tem como objetivo registar a memória dessa exposição e das obras nela mostradas, bem como apresentar as dificuldades e desafios de se construir uma seleção de produções digitais relevante, ao mesmo tempo em que se busca evitar problemas técnicos e garantir uma boa experiência de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONTE, Jaqueline (2024). “A construção da materialidade digital e o problema da evanescência nos livros-aplicativos”. Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. Ed. Aline Frederico; and Elizabeth Cardoso. São Paulo: Educ: 229-249.

_______ (2020). “The Challenges of Interactive Digital Books for Children: A Glance at Materiality and Evanescence”. Crioula, 25 (July): 203-214. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170130 [31 August 2023].

FREDERICO, Aline, and Giselly Lima de Moraes (2021). Matriz de critérios para avaliação e seleção de obras de literatura infantil digital (electronic book). São Paulo: Fundação Itaú para a Educação e Cultura. https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Matriz-de-criterios-para-avaliacao-e-selecao-de-obras-de-literatura-infantil-digital-LID_2022.pdf [31 August 2023].

_______ (2023). “Parameters for the Creation of Digital Literature for Children: Literary, Executive and Access Dimensions”. DAT Journal 8 (2): 212-215. https://doi.org/10.29147

/datjournal.v8i2.704 [29 August 2023]

HAYLES, N. Katherine (2007). “Electronic Literature: What is it?”. The Electronic Literature Organization, v.1.0 (Jan). https://eliterature.org/pad/elp.html#sec4 [23 May 2024]

MARQUES, Diogo; and Ana Gago (2020). “(Re)ler o passado/ (re)escrever o futuro: literatura digital e património imaterial”. MATLIT: Materialidades da Literatura 8 (1): 87-103. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_5. [29 May 2024]

MONTFORT, Nick; and Noah Wardrip-Fruin (2004). “Acid-free bits: recommendations for long-lasting electronic literature”. Electronic Literature Organization. https://eliterature.org/pad/afb.html [23 May 2024].

TORRES, Rui, Ana Maria Machado, Ana Aguilar, Júlia Zuza, and Thales Estefani. “Literatura eletrónica para crianças: o caso do projeto ‘Murais e Literatura: A Criação Digital em Contexto Educativo’”. Leitura: Teoria & Prática, 37 (75), 2019: 39-66. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n75p39-66 [19 September 2023]

##submission.downloads##

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Conte, Jaqueline, Ana Maria Silva Machado, e Ana Sofia Albuquerque e Aguilar. 2025. «“Read, Imagine, Play”: Memory of a Kids E-Lit Exhibition». MATLIT: Materialities of Literature 12 (1):150-70. https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_9.

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.