Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6

Palavras-chave:

pedagogia, língua materna, poesia digital, experimentalismo, Rui Torres

Resumo

A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja.  Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).

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Biografia Autor

Sandra Guerreiro Dias, Instituto Politécnico de Beja | Universidade de Coimbra, CLP

 

 

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Guerreiro Dias, Sandra. 2020. «Ensino Multimodal Do Português: Uma Proposta pedagógica a Partir Da Obra Experimental-Digital De Rui Torres». Matlit: Materialidades Da Literatura 8 (1):105-27. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6.

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Secção Temática | Thematic Section