Transmedia storytelling como recurso didático para aproximar a literatura impressa da eletrônica na escola: o caso da série Brasiliana Steampunk
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_7Palavras-chave:
transmedia storytelling, literatura fantástica, steampunk, ensino da literaturaResumo
O objetivo deste artigo é debater questões que envolvem o ensino de literatura a partir da utilização de dispositivos móveis e tecnologias digitais por parte de novas gerações de leitores. Para tanto, primeiramente tratarei da noção de transmedia storytelling, produção ficcional recente no que concerne às relações entre a literatura eletrônica e a literatura impressa, através de uma perspectiva histórica e crítica, tratando de quando e em quais contextos essa abordagem surgiu e chegou ao Brasil. Em segundo lugar, abordarei o caso da série transmedia Brasiliana Steampunk (2014) como um projeto que, ao partir da observação e estudo de casos de transmedia storytelling, pretende-se como um universo de entretenimento que possa prover a professores de ensino secundário e universitário uma forma de engajar seus alunos na leitura, na pesquisa e no aprendizado da literatura brasileira clássica através de romances fantásticos impressos e narrativas digitais variadas, desde contos eletrônicos, web comics e audiodramas, até outros recursos produzidos exclusivamente para o ambiente digital.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen (1997). Cibertext. Perspectives on ergodic literature. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press.
CASTILHO, Felipe (2017). Ordem Vermelha – Filhos da Degradação. Rio de Janeiro: Intrínseca.
FREEMAN, Matthew (2017). Historicising Transmedia Storytelling: Early Twentieth-Century Transmedia Story Worlds. London: Routledge.
GOMEZ, Jeff (2010). “O poder da narrativa transmídia.” [Entrevista conduzida, transcrita e traduzida por] Bruno Galo. Revista Isto É Dinheiro. 30 abril 2010. https://transmidiabh.wordpress.com/2013/10/03/o-poder-da-narrativa-transmidia/ [15 Agosto 2020].
GONÇALVES, Elizabeth Moraes (2014). “Da narratividade à narrativa transmídia: a evolução do processo comunicacional”. Narrativas transmedia – Entre teorias y prácticas. Eds. Carolina Campalans, Denis Renó e Vicente Gosciola. Barcelona: Editorial UOC. 15-26.
GOSCIOLA, Vicente (2014). “Narrativas transmídia: conceituação e origens”. Narrativas transmedia – Entre teorias y prácticas. Eds. Carolina Campalans, Denis Renó e Vicente Gosciola. Barcelona: Editorial UOC. 7-14.
JENKINS, Henry, Joshua Green, e Sam Ford (2014). Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph.
JENKINS, Henry (2009). A Cultura da Convergência. trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph.
KINDER, Marsha, e Tara Mcpherson, eds. (2014). Transmedia Frictions: The Digital, the Arts, and the Humanities. Oakland, CA: University of California Press.
KASTENSMIDT, Christopher (2016). A Bandeira do Elefante e da Arara. São Paulo: Devir.
MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media. Cambridge: MIT Press.
MATANGRANO, Bruno, e Enéias Tavares (2018). Fantástico brasileiro — o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte & Letra.
PRATTEN, Robert (2011). Getting Started in Transmedia Storytelling. A Practical Guide for Beginners. Seattle: CreateSpace.
SPOHR, Eduardo (2010). A Batalha do Apocalipse. Campinas: Verus.
SPOHR, Eduardo (2011). Herdeiros de Atlântida. Campinas: Verus.
SPOHR, Eduardo (2013). Anjos da Morte. Campinas: Verus.
SPOHR, Eduardo (2015). Paraíso Perdido. Campinas: Verus.
TAVARES, Enéias (2014). A lição de anatomia do temível doutor Louison. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/LeYa.
TAVARES, Enéias (2019). Juca Pirama Marcado para Morrer. Porto Alegre: Jambô Editora.
VANDERMEER, Jeff, e S. J. Chambers (2011). Steampunk Bible: An Illustrated Guide to the World of Imaginary Airships, Corsets and Goggles, Mad Scientists, and Strange Literature. New York: Abrams Image.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.