Co-Leitura como Ontologia Gerativa

  • Simon Biggs University of South Australia
Palavras-chave: co-leitura, ontologias gerativas, matéria escura, informação oculta, interação, assemblagem

Resumo

Este artigo discute a instalação imersiva com reconhecimento de movimentos corporais Dark Matter [Matéria escura], desenvolvida pelo autor e concluída no início de 2016. O artigo descreve o foco conceptual do projeto, incluindo o uso da metáfora da matéria escura para explorar questões relacionadas com sistemas interativos e montagem. São também descritas as principais considerações técnicas envolvidas no projeto. O conceito de “co-leitura” é proposto como ponto de partida para uma ontologia generativa, dentro do contexto da teoria de assemblagem, implantada num sistema interativo multimodal e para multiagentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIGGS, Simon, Sue Hawksley, and Garth Paine (2014). “Crosstalk: Making People in Interactive Spaces.” Proceedings of the 2014 International Workshop on Movement and Computing, Paris, France. 5 May 2017. doi: 10.1145/2617995.2618006

BURROUGHS, William (2003). “Introduction to The Cut-Up Method of Brion Gysin.” New Media Reader. Eds. Noah Wardrip-Fruin and Nick Montfort. Cambridge, MA: MIT Press.

DAVIS, Douglas (2000). From the artist’s statement accompanying documentation of the online artwork. New York: Whitney Museum. 6 Feb 2016. http://whitney.org/Exhibitions/Artport/DouglasDavis

DELANDA, Manuel (2006). A New Philosophy of Society: Assemblage Theory and Social Complexity. New York, NY: Continuum.

DELEUZE, Gilles (1994). Difference and Repetition. Trans. Paul Patton. New York: Columbia.

FERRIS, Timothy (2015). “Dark Matter: A First Glimpse of the Hidden Cosmos.” National Geographic, January 2015. 15 Dec 2015. http://ngm.nationalgeographic.com/2015/01/hidden-cosmos/ferris-text

FREUD, Sigmund (1933). New Introductory Lectures on Psycho-Analysis. London: Hogarth Press.

HONIGSBERG, Peter Jan (2009). Our Nation Unhinged: The Human Consequences of the War on Terror. Berke-ley: University of California Press.

KLINGNER, Janette K, and Sharon Vaughn (1998). “Using Collaborative Strategic Reading.” Reading Rockets. 5 May 2017. http://www.readingrockets.org/article/using-collaborative-strategic-reading

MoMA online Learning website (2016). 18 Jan 2016. https://www.moma.org/learn/moma_learning/max-ernst-levade-the-fugitive

ŽIŽEK, Slavoj (2005). “The Empty Wheelbarrow.” The Guardian, February 19. https://www.theguardian.com/comment/story/0,3604,1417982,00.html
Publicado
2018-08-10
Secção
Mediarama | Mediascape