O livro de fotografia e a biblioteca: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_3Palavras-chave:
livros de fotografia, literacia visual, biblioteconomia, bibliotecas especializadas, fotografiaResumo
Este artigo visa fornecer subsídios básicos para a compreensão do livro de fotografia no contexto da Biblioteconomia. Os livros de fotografia – especialmente os fotolivros – são definidos como documentos de potencial informacional visando práticas de literacia visual, ou seja, como potenciais instrumentos que podem ser trabalhados por educadores e leitores para o desenvolvimento de competências críticas acerca das mensagens visuais amplamente difundidas pelos meios de comunicação. Também foi realizado um levantamento das características particulares deste tipo de material e dos meios através dos quais este objeto pode ser demandado pelos usuários de uma biblioteca especializada. Para isso, foi analisado o histórico de pesquisas no catálogo virtual da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles, a partir do qual buscou-se identificar os principais tipos de termos demandados pelo público.
Downloads
Referências
ARMSTRONG, Carol (1998). Scenes in a Library: Reading the Photograph in the Book, 1843–1875. Cambridge, MA: MIT Press.
AVGERINOU, Maria D. (2012). “What Is Visual Literacy?”. IVLA International Visual Literacy Association. https://ivla.org/about-us/visual-literacy-explained/ [21 julho 2019].
BARATIN, Marc, e Christian Jacob, eds. (2000). O Poder das Bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
BURKE, Peter (2012). Uma História Social do Conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar.
BURNS, Mary (2006). “A Thousand Words: Promoting Teachers’ Visual Literacy Skills”. MultiMedia & Internet@Schools 13.1: 16-20. https://www.proquest.com/trade-journals/thousand-words-promoting-teachers-visual-literacy/docview/229749865/se-2?accountid=201395 [15 abril 2021].
CRIMP, Douglas (1992). “The Museum’s Old / The Library’s New Subject”. The Contest of Meaning: Critical Histories of Photography. Ed. Richard Bolton. Cambridge, MA: MIT Press. 3-11.
DUBOIS, Philippe (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus.
FABRIS, Annateresa (2016). "Na encruzilhada: arte e fotografia no começo do século XX". O desafio do olhar: Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Martins Fontes. 17-72.
FELDHUES, Marina (2018). “Fotolivros: (in)definições”. Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste 20. https://www.academia.edu/37027313/Fotolivros_in_definições [15 abril 2021].
FRIZOT, Michel (1998). The New History of Photography. Colônia: Könemann.
GASTAMINZA, Félix Del Valle (2010). Manual de Documentación Fotográfica. Madrid: Síntesis.
GRAHAM, Paul (2007). A Shimmer of Possibility. Goettingen: SteidlMack.
GUIMARÂES, Sérgio (1977). Da Resistência à Libertação. Lisboa: Mil dias.
HARRIS, Benjamin R. (2010). “Blurring borders, visualizing connections”. Reference Services Review 38.4: 523-535. DOI: https://doi.org/10.1108/00907321011090700 [15 abril 2021]
MIGUEL, Maria Lúcia Cerutti (1993). “A fotografia como documento: uma instigação à leitura”. Acervo 6.1/2: 121-132. http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/28 [15 abril 2021].
NELSON, Andrea Jeannette (2007). Reading Photobooks: narrative montage and the construction of modern visual literacy. Tese (PhD). University of Minnesota, Minnesota.
SÁNCHEZ, Jonathan Paredes (2018). Análisis del fotolibro contemporáneo como una plataforma de educación visual. Tese de licenciatura (graduação). México: Facultad de Estudios Superiores Cuautitlán, Universidad Autónoma de México.
SMIT, Johanna W. (1987). “A análise da imagem: um primeiro plano”. Análise documentária: a análise da síntese. Ed. Johanna W. Smit. Brasília: IBICT. 100-111.
SMIT, Johanna W. (1996). “A representação da imagem”. INFORMARE – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 2.2: 28-36.
SUNDT, Christine L. (2002). “The Image User and the Search for Images”. Introduction to Art Image Access: Issues, Tools, Standards, Strategies. Ed. Murtha Baca. Los Angeles: Getty Research Institute. 67-85.
VITTURI, Lorenzo (2014). Dalston anatomy. Londres: SPBH.
WILKIE, Theresa, e Jane Pendlebury (2012). “Locating Photography and the Artist’s Book”. Photography and the Artist’s Book. Eds. Theresa Wilkie, Jonathan Carson, e Rosie Miller. Cambridge: MuseumsEtc. 62-89.
WHITE, Maria (2012). “Foreword”. Photography and the Artist’s Book. Eds. Theresa Wilkie, Jonathan Carson, e Rosie Miller. Cambridge: MuseumsEtc. 10-13.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Renata Fernandes Veloso Baralle, Marivalde Moacir Francelin

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.