O livro de fotografia e a biblioteca: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_3

Palavras-chave:

livros de fotografia, literacia visual, biblioteconomia, bibliotecas especializadas, fotografia

Resumo

Este artigo visa fornecer subsídios básicos para a compreensão do livro de fotografia no contexto da Biblioteconomia. Os livros de fotografia – especialmente os fotolivros – são definidos como documentos de potencial informacional visando práticas de literacia visual, ou seja, como potenciais instrumentos que podem ser trabalhados por educadores e leitores para o desenvolvimento de competências críticas acerca das mensagens visuais amplamente difundidas pelos meios de comunicação. Também foi realizado um levantamento das características particulares deste tipo de material e dos meios através dos quais este objeto pode ser demandado pelos usuários de uma biblioteca especializada. Para isso, foi analisado o histórico de pesquisas no catálogo virtual da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles, a partir do qual buscou-se identificar os principais tipos de termos demandados pelo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMSTRONG, Carol (1998). Scenes in a Library: Reading the Photograph in the Book, 1843–1875. Cambridge, MA: MIT Press.

AVGERINOU, Maria D. (2012). “What Is Visual Literacy?”. IVLA International Visual Literacy Association. https://ivla.org/about-us/visual-literacy-explained/ [21 julho 2019].

BARATIN, Marc, e Christian Jacob, eds. (2000). O Poder das Bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

BURKE, Peter (2012). Uma História Social do Conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar.

BURNS, Mary (2006). “A Thousand Words: Promoting Teachers’ Visual Literacy Skills”. MultiMedia & Internet@Schools 13.1: 16-20. https://www.proquest.com/trade-journals/thousand-words-promoting-teachers-visual-literacy/docview/229749865/se-2?accountid=201395 [15 abril 2021].

CRIMP, Douglas (1992). “The Museum’s Old / The Library’s New Subject”. The Contest of Meaning: Critical Histories of Photography. Ed. Richard Bolton. Cambridge, MA: MIT Press. 3-11.

DUBOIS, Philippe (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus.

FABRIS, Annateresa (2016). "Na encruzilhada: arte e fotografia no começo do século XX". O desafio do olhar: Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Martins Fontes. 17-72.

FELDHUES, Marina (2018). “Fotolivros: (in)definições”. Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste 20. https://www.academia.edu/37027313/Fotolivros_in_definições [15 abril 2021].

FRIZOT, Michel (1998). The New History of Photography. Colônia: Könemann.

GASTAMINZA, Félix Del Valle (2010). Manual de Documentación Fotográfica. Madrid: Síntesis.

GRAHAM, Paul (2007). A Shimmer of Possibility. Goettingen: SteidlMack.

GUIMARÂES, Sérgio (1977). Da Resistência à Libertação. Lisboa: Mil dias.

HARRIS, Benjamin R. (2010). “Blurring borders, visualizing connections”. Reference Services Review 38.4: 523-535. DOI: https://doi.org/10.1108/00907321011090700 [15 abril 2021]

MIGUEL, Maria Lúcia Cerutti (1993). “A fotografia como documento: uma instigação à leitura”. Acervo 6.1/2: 121-132. http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/28 [15 abril 2021].

NELSON, Andrea Jeannette (2007). Reading Photobooks: narrative montage and the construction of modern visual literacy. Tese (PhD). University of Minnesota, Minnesota.

SÁNCHEZ, Jonathan Paredes (2018). Análisis del fotolibro contemporáneo como una plataforma de educación visual. Tese de licenciatura (graduação). México: Facultad de Estudios Superiores Cuautitlán, Universidad Autónoma de México.

SMIT, Johanna W. (1987). “A análise da imagem: um primeiro plano”. Análise documentária: a análise da síntese. Ed. Johanna W. Smit. Brasília: IBICT. 100-111.

SMIT, Johanna W. (1996). “A representação da imagem”. INFORMARE – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 2.2: 28-36.

SUNDT, Christine L. (2002). “The Image User and the Search for Images”. Introduction to Art Image Access: Issues, Tools, Standards, Strategies. Ed. Murtha Baca. Los Angeles: Getty Research Institute. 67-85.

VITTURI, Lorenzo (2014). Dalston anatomy. Londres: SPBH.

WILKIE, Theresa, e Jane Pendlebury (2012). “Locating Photography and the Artist’s Book”. Photography and the Artist’s Book. Eds. Theresa Wilkie, Jonathan Carson, e Rosie Miller. Cambridge: MuseumsEtc. 62-89.

WHITE, Maria (2012). “Foreword”. Photography and the Artist’s Book. Eds. Theresa Wilkie, Jonathan Carson, e Rosie Miller. Cambridge: MuseumsEtc. 10-13.

##submission.downloads##

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Fernandes Veloso Baralle, Renata, e Marivalde Moacir Francelin. 2021. «O Livro De Fotografia E a Biblioteca: Um Estudo De Caso». Matlit: Materialidades Da Literatura 9 (1):37-59. https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_3.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section