Archive and/as Montage in The City as Text: Exposing the Chilean Social Uprising
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_6Palavras-chave:
arquivo, montagem, neoliberalism, Sul global, ativismo digitalResumo
Em outubro de 2019, um aumento nas tarifas do metro de Santiago desencadeou uma revolta generalizada contra o regime de direita de Sebastián Piñera e, mais amplamente, contra as brutais desigualdades do sistema neoliberal instalado durante a ditadura de Augusto Pinochet, apoiada pelos EUA, e mantido nas últimas três décadas pelos partidos políticos institucionais e pelas classes dominantes. Como as vozes da revolta indicaram abertamente: “Não são 30 pesos, são 30 anos”. Após a ditadura – entre pactos de silêncio, proclamações de um futuro já reconciliado e processos insuficientes e incompletos de justiça e reparação –, a produção cultural tem desempenhado um papel importante no estabelecimento de relações com o passado que não monumentalizam nem silenciam seus transbordamentos anacrónicos. É neste contexto que leio La Ciudad como Texto, de Carola Ureta Marín, que registra as expressões gráficas da revolta social chilena, exibindo digitalmente uma fotomontagem dos muros grafitados da Alameda no trigésimo sexto dia de protestos, ao lado de trinta e seis textos que foram acrescentados à montagem em forma de “notas de rodapé”. Proponho que, ao expor temporalidades, autoria e média, e ao expor a construção narrativa e a mediação deliberada em jogo na representação histórica, a obra La Ciudad como Texto cumpra a tarefa crítica que Derrida confia à ficção: atestar o segredo anárquico do arquivo de modo a permitir pensar sua natureza protética e suas aporias. É esta condição anárquica – esta dependência de um suplemento exterior – que concede ao arquivo a sua possibilidade redentora, a promessa que faz ao futuro ao tornar (i)legível um acontecimento passado. Essas tecnologias complementares possibilitam eventos de leitura, leituras que produzem o momento originário e expõem os vazios que ele deixa para o futuro, leituras que trazem à tona as possibilidades e valências do evento. Sugiro que é através da modalidade particular de montagem que La Ciudad como Texto multiplica eventos de leitura, tratando o arquivo não como “o local de uma narrativa, mas um local de desnarrativização; não uma região de compreensão, mas um espaço de exposição” (Moreiras 10).
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter (1968). “Theses on the Philosophy of History.” Illuminations. Ed. Hannah Arendt. Trans. Harry Zohn. New York: Schocken Books. 253-264.
DERRIDA, Jacques (1995). “Archive Fever: A Freudian Impression.” Diacritics 25.2: 9-63. DOI: 10.2307/465144.
DIDI-HUBERMAN, Georges (2018). The Eye of History: When Images Take Positions. Trans. Shane B. Lillis. Cambridge, MA: MIT Press.
FAJARDO, Tom (2020). “La Memoria de Las Murallas: Proyecto Web Rescata Registro Gráfico Del Estallido Social Plasmado En La Alameda.” El Mostrador. 25 Aug 2020. https://www.elmostrador.cl/cultura/2020/08/25/la-memoria-de-las-murallas-proyecto-web-rescata-el-registro-grafico-del-estallido-social-plasmado-en-la-alameda/ [9 December 2021].
FERRIS, David (2008). The Cambridge Introduction to Walter Benjamin. New York: Cambridge University Press.
GRAFF ZIVIN, Erin (2020). Anarchaeologies: Reading as Misreading. New York: Fordham University Press.
MÁRQUEZ, Francisca, Marcelo Colimil, Daniela Jara, Víctor Landeros, Catarina Lycan Martínez (2020). “Paisaje de La Protesta En Plaza Dignidad de Santiago, Chile.” Revista Chilena de Antropología 42: 112-145. DOI: 10.5354/0719-1472.2020.60487.
MOREIRAS, Alberto (2018). Foreword to Latin American Literature and Post-Structuralism, by Bernard McGuirck. London: SPLASH Editions. 9-12.
NAAS, Michael (2015). “Derrida’s Preoccupation with the Archive.” The End of the World and Other Teachable Moments: Jacques Derrida’s Final Seminar. New York: Fordham University Press. 125-4.
PARTRIDGE, Eric (1986). A Dictionary of Catch Phrases: British and American, from the Sixteenth Century to the Present Day. Ed. Paul Beale. London: Routledge.
RED CONCEPTUALISMOS DEL SUR. “No+.” Archivos en Uso. https://archivosenuso.org/cada/accion#no [14 December 2021].
RICHARD, Nelly (2004). Cultural Residues: Chile in Transition. Trans. Theodore Quester, and Alan West-Durán. Minneapolis: University of Minnesota Press.
RIVERA GARZA, Cristina (2020). The Restless Dead: Necrowriting and Disappropriation. Trans. Robin Myers. Nashville: Vanderbilt University Press.
URETA MARÍN, Carola (2020). La Ciudad Como Texto. https://laciudadcomotexto.cl/
December 2021].
VILLALOBOS-RUMINOTT, Sergio (2018). “Mito, Destrucción y Revuelta: Notas Sobre Furio Jesi.” Revista Diálogos Mediterrânicos 14: 155-74.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Tessa Oliveira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.