Archive and/as Montage in The City as Text: Exposing the Chilean Social Uprising

Autores

  • Tessa Oliveira University of Michigan Ann Arbor

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_6

Palavras-chave:

arquivo, montagem, neoliberalism, Sul global, ativismo digital

Resumo

Em outubro de 2019, um aumento nas tarifas do metro de Santiago desencadeou uma revolta generalizada contra o regime de direita de Sebastián Piñera e, mais amplamente, contra as brutais desigualdades do sistema neoliberal instalado durante a ditadura de Augusto Pinochet, apoiada pelos EUA, e mantido nas últimas três décadas pelos partidos políticos institucionais e pelas classes dominantes. Como as vozes da revolta indicaram abertamente: “Não são 30 pesos, são 30 anos”. Após a ditadura – entre pactos de silêncio, proclamações de um futuro já reconciliado e processos insuficientes e incompletos de justiça e reparação –, a produção cultural tem desempenhado um papel importante no estabelecimento de relações com o passado que não monumentalizam nem silenciam seus transbordamentos anacrónicos. É neste contexto que leio La Ciudad como Texto, de Carola Ureta Marín, que registra as expressões gráficas da revolta social chilena, exibindo digitalmente uma fotomontagem dos muros grafitados da Alameda no trigésimo sexto dia de protestos, ao lado de trinta e seis textos que foram acrescentados à montagem em forma de “notas de rodapé”. Proponho que, ao expor temporalidades, autoria e média, e ao expor a construção narrativa e a mediação deliberada em jogo na representação histórica, a obra La Ciudad como Texto cumpra a tarefa crítica que Derrida confia à ficção: atestar o segredo anárquico do arquivo de modo a permitir pensar sua natureza protética e suas aporias. É esta condição anárquica – esta dependência de um suplemento exterior – que concede ao arquivo a sua possibilidade redentora, a promessa que faz ao futuro ao tornar (i)legível um acontecimento passado. Essas tecnologias complementares possibilitam eventos de leitura, leituras que produzem o momento originário e expõem os vazios que ele deixa para o futuro, leituras que trazem à tona as possibilidades e valências do evento. Sugiro que é através da modalidade particular de montagem que La Ciudad como Texto multiplica eventos de leitura, tratando o arquivo não como “o local de uma narrativa, mas um local de desnarrativização; não uma região de compreensão, mas um espaço de exposição” (Moreiras 10).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter (1968). “Theses on the Philosophy of History.” Illuminations. Ed. Hannah Arendt. Trans. Harry Zohn. New York: Schocken Books. 253-264.

DERRIDA, Jacques (1995). “Archive Fever: A Freudian Impression.” Diacritics 25.2: 9-63. DOI: 10.2307/465144.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2018). The Eye of History: When Images Take Positions. Trans. Shane B. Lillis. Cambridge, MA: MIT Press.

FAJARDO, Tom (2020). “La Memoria de Las Murallas: Proyecto Web Rescata Registro Gráfico Del Estallido Social Plasmado En La Alameda.” El Mostrador. 25 Aug 2020. https://www.elmostrador.cl/cultura/2020/08/25/la-memoria-de-las-murallas-proyecto-web-rescata-el-registro-grafico-del-estallido-social-plasmado-en-la-alameda/ [9 December 2021].

FERRIS, David (2008). The Cambridge Introduction to Walter Benjamin. New York: Cambridge University Press.

GRAFF ZIVIN, Erin (2020). Anarchaeologies: Reading as Misreading. New York: Fordham University Press.

MÁRQUEZ, Francisca, Marcelo Colimil, Daniela Jara, Víctor Landeros, Catarina Lycan Martínez (2020). “Paisaje de La Protesta En Plaza Dignidad de Santiago, Chile.” Revista Chilena de Antropología 42: 112-145. DOI: 10.5354/0719-1472.2020.60487.

MOREIRAS, Alberto (2018). Foreword to Latin American Literature and Post-Structuralism, by Bernard McGuirck. London: SPLASH Editions. 9-12.

NAAS, Michael (2015). “Derrida’s Preoccupation with the Archive.” The End of the World and Other Teachable Moments: Jacques Derrida’s Final Seminar. New York: Fordham University Press. 125-4.

PARTRIDGE, Eric (1986). A Dictionary of Catch Phrases: British and American, from the Sixteenth Century to the Present Day. Ed. Paul Beale. London: Routledge.

RED CONCEPTUALISMOS DEL SUR. “No+.” Archivos en Uso. https://archivosenuso.org/cada/accion#no [14 December 2021].

RICHARD, Nelly (2004). Cultural Residues: Chile in Transition. Trans. Theodore Quester, and Alan West-Durán. Minneapolis: University of Minnesota Press.

RIVERA GARZA, Cristina (2020). The Restless Dead: Necrowriting and Disappropriation. Trans. Robin Myers. Nashville: Vanderbilt University Press.

URETA MARÍN, Carola (2020). La Ciudad Como Texto. https://laciudadcomotexto.cl/

December 2021].

VILLALOBOS-RUMINOTT, Sergio (2018). “Mito, Destrucción y Revuelta: Notas Sobre Furio Jesi.” Revista Diálogos Mediterrânicos 14: 155-74.

##submission.downloads##

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Oliveira, Tessa. 2025. «Archive and/As Montage in The City As Text: Exposing the Chilean Social Uprising». MATLIT: Materialities of Literature 12 (1):103-20. https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_6.