Circo mediático e histeria de massas: A Representação da Imprensa na Série de Ficção Flamenga
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_11Palavras-chave:
jornalismo, ficção, séries de televisão, flandres, análise textualResumo
Ao efetuar uma análise textual de cinco séries televisivas flamengas (Bélgica), este estudo contribui para uma compreensão mais ampla da ficção jornalística europeia. Os resultados sublinham uma representação negativa predominante do jornalismo, enfatizando os interesses comerciais e retratando os meios de comunicação social como forças perturbadoras dos processos democráticos. Como tal, a série flamenga defende uma relação de colaboração entre os meios de comunicação social e os funcionários do governo, alinhando com um modelo orientado para o serviço público. Ao mesmo tempo, surge um padrão discernível em que as avaliações críticas visam predominantemente marcas noticiosas ficcionais, contrastando sistematicamente com retratos mais neutros de marcas noticiosas não ficcionais. Por último, as séries perpetuam estereótipos de género, evidenciando assim uma falta de inclusividade.
Downloads
Referências
Arts, M. (2022). The British Reporter on Screen: Representations of Journalists in 1930s British cinema. Media History, 28(4), 529-542.
Brüggemann, M., Engesser, S., Büchel, F., Humprecht, E., & Castro, L. (2014). Hallin and Mancini revisited: Four empirical types of Western media systems. Journal of Communication, 64(6), 1037-1065.
Büchel, F., Humprecht, E., Castro-Herrero, L., Engesser, S., & Brüggemann, M. (2016). Building empirical typologies with QCA: Toward a classification of media systems. The International Journal of Press/Politics, 21(2), 209-232.
De la Rosa, C. S. J. (2021). Estructuralismo de Propp en los periodistas héroes y villanos del cine español. Vivat Academia(154), 40.
Dhaenens, F., & Van Bauwel, S. (2023). Textual Analysis: A Practical Introduction to Studying Texts in Media and Cultural Studies. In P. Stevens (Ed.), Qualitative Data Analysis : Key Approaches (pp. 271-292). SAGE.
Ehrlich, M. C. (1997). Journalism in the movies. Critical Studies in Media Communication, 14(3), 267-281.
Ehrlich, M. C. (2005). Shattered glass, movies, and the free press myth. Journal of Communication Inquiry, 29(2), 103-118.
Ehrlich, M. C., & Saltzman, J. (2015). Heroes and scoundrels: The image of the journalist in popular culture. University of Illinois Press.
Ghiglione, L., & Saltzman, J. (2005). Fact or Fiction: Hollywood looks at the News. Image of the Journalist in Popular Culture.
Good, H. (1998). Girl reporter: gender, journalism, and the movies. Scarecrow Press.
Hallin, D. C., & Mancini, P. (2004). Americanization, Globalization, and Secularization: Understanding the Convergence of Media Systems and Political Communication. In F. Esser & B. Pfetsch (Eds.), Comparing Political Communication: Theories, Cases, and Challenges. Cambridge University Press.
McKee, A. (2003). Textual analysis: A beginner's guide. Sage.
McNair, B. (2010). Journalists in Film: Heroes and Villains. Edinburgh University Press.
McNair, B. (2011). Journalism at the movies. Journalism Practice, 5(3), 366-375.
Mertens, S., & Standaert, O. (2017). Journalistiek in België: twee landstalen, twee journalistieke culturen? Etmaal van de communicatiewetenschap,
Niblock, S. (2016). Movie journalists: hello Hollywood. British Journalism Review, 18(1), 69-75. https://doi.org/10.1177/0956474807077795
Peters, C. (2015). Evaluating journalism through popular culture: HBO’s The Newsroom and public reflections on the state of the news media. Media, Culture & Society, 37(4), 602-619.
Raats, T., Evens, T., & Pauwels, C. (2015). Towards sustainable financing models for television production? Challenges for audiovisual policy support in small media markets. European Communications Policy Research Conference (EuroCPR), Brussels, Belgium.
Reuters Institute for the Study of Journalism. (2023). Reuters Institute Digital News Report 2023. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2023-06/Digital_News_Report_2023.pdf
Saltzman, J. (2003). Sob sisters: The image of the female journalist in popular culture. The Image of the Journalist in Popular Culture.
Stone, G., & Lee, J. (1990). Portrayal of journalists on prime time television. Journalism Quarterly, 67(4), 697-707.
Zynda, T. H. (1979). The Hollywood version: Movie portrayals of the press. Journalism History, 6(1), 16-32.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Media & Jornalismo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.