Circo mediático e histeria de massas: A Representação da Imprensa na Série de Ficção Flamenga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_11

Palavras-chave:

jornalismo, ficção, séries de televisão, flandres, análise textual

Resumo

Ao efetuar uma análise textual de cinco séries televisivas flamengas (Bélgica), este estudo contribui para uma compreensão mais ampla da ficção jornalística europeia. Os resultados sublinham uma representação negativa predominante do jornalismo, enfatizando os interesses comerciais e retratando os meios de comunicação social como forças perturbadoras dos processos democráticos. Como tal, a série flamenga defende uma relação de colaboração entre os meios de comunicação social e os funcionários do governo, alinhando com um modelo orientado para o serviço público. Ao mesmo tempo, surge um padrão discernível em que as avaliações críticas visam predominantemente marcas noticiosas ficcionais, contrastando sistematicamente com retratos mais neutros de marcas noticiosas não ficcionais. Por último, as séries perpetuam estereótipos de género, evidenciando assim uma falta de inclusividade.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

De Wulf Helskens, M. (2024). Circo mediático e histeria de massas: A Representação da Imprensa na Série de Ficção Flamenga. Media & Jornalismo, 24(44), e4411. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_11