Call for papers
Revista Media & Jornalismo recebe artigos em fluxo contínuo e aceita propostas para a organização de special issues
Ler mais sobre Call for papers
Revista Media & Jornalismo recebe artigos em fluxo contínuo e aceita propostas para a organização de special issues
Ler Mais Ler mais sobre Call for papersEditores:
Thomas Tufte - Loughborough University - Institute for Media and Creative
Industries
Ana Margarida Barreto – NOVA FCSH – ICNOVA
Nuno Correia de Brito – Universidade Autónoma – ICNOVA
Data de envio de manuscritos: 30 de setembro de 2022
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS | COMUNICAÇÃO E MUDANÇA SOCIAL (fechada)Editores do número: Carla Baptista (NOVA FCSH / ICNOVA), Marisa Torres da Silva (NOVA FCSH / ICNOVA), Alberto Pena Rodriguez (Universidade de Vigo / CEIS20, Universidade de Coimbra)
NOVO PRAZO para a submissão de artigos: 30 de abril de 2022
Data prevista para a publicação: novembro de 2022
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS | MEDIA & JORNALISMO: 20 ANOS (fechada)
Prazo alargado até 10 de outubro de 2021.
Encontra-se aberta a chamada de artigos para a Revista Media & Jornalismo (Vol. 22, nº 40), dedicada ao tema “Media & Populismo”, tendo Isabel Ferin Cunha (ICNOVA), Liziane Soares Guazina (Universidade de Brasília) e Giampietro Mazzoleni (Università degli Studi de Milão) como editores. 10 de outubro é a data-limite de submissão.
Ler Mais Ler mais sobre Cfp: Vol. 22 N.º 40 (2022) Media & Populismo (fechada)
O jornalismo na história contemporânea
Coordenadores do número: Carla Baptista (ICNOVA/NOVA FCSH) e Jorge Pedro Sousa (ICNOVA/UFP)
Data de envio de manuscritos: 30 de março de 2021
Editores: António Granado (ICNOVA-NOVA FCSH, Portugal) e Dora Santos Silva (ICNOVA-NOVA FCSH, Portugal)
Foi alargado até 20 de setembro a chamada de artigos para a Revista Media & Jornalismo sobre “Hibridismo nos media: novos géneros e formatos jornalísticos”, tendo António Granado (ICNOVA-NOVA FCSH, Portugal) e Dora Santos Silva (ICNOVA-NOVA FCSH, Portugal) como editores.
Ler Mais Ler mais sobre Chamada de artigos para a Revista Media & Jornalismo. Tema: “Hibridismo nos media: novos géneros e formatos jornalísticos” (fechada)The call for papers for the journal Media & Jornalismo (Vol. 20, nº 36) on “Innovation in the media and in the creative industries” was opened, with António Granado (NOVA FCSH, ICNOVA), Dora Santos Silva (NOVA FCSH, ICNOVA) and Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH, ICNOVA/iNovaMediaLab) as publishers. October 30th is the submission deadline.
Innovation in the media and in the creative industries, such as advertising, design, cinema and photography, video games and educational entertainment software, has been the subject of study in recent years by both academia and industry. This trend has come as a response to the opportunities and constraints – brought by the emerging creative digital ecosystem. The growing social role of creativity and its economic impact (Howkins, 2001 and Florida, 2002) also imposed the need to rethink media practices as part of creative industries that provide us with symbolic content (Hesmondhalgh, 2007).
This multidisciplinary and convergent context triggers a number of research agendas that need to be revisited: first, the innovation typologies proposed to understand products, processes, positions, and paradigms (Storsul & Krumsvik, 2013; Bleyen et al., 2014; Santos Silva, 2016); second, the available case studies related to innovation and entrepreneurship in the media and in these creative industries; next, the emerging journalistic practices and the reconfiguration of their narrative formats, the repercussion that innovation and creative industries have on the curricula of higher education institutions (Crespo, Foa & Cardoso, 2016). These are just a few examples that illustrate the potential of this comprehensive thematic issue, its diversification and, above all, its timeliness and need for discussion.
In this issue of Media & Jornalismo, dedicated to the theme “Innovation in the Media and in the Creative Industries”, we aim to document and discuss the latest trends and advances in the media and creative industries
We encouragecontributions that focus on:
KEY DATES:
The CFP ends at 30/08/19.
The issue will be published in April 2020.
Revista Media & Jornalismo (RMJ) is a peer-reviewed journal that uses a double blind review process. After submission, each paper will be distributed to two reviewers, previously invited to evaluate it, in terms of its academic quality, originality and relevance to the objectives and scope of the theme chosen for the journal’s current issue. Articles can be submitted in English, Spanish or Portuguese.
Manuscripts must be submitted via the journal’s website (https://impactum-journals.uc.pt/mj). If you are accessing the RMJ for the first time, please registerin order to submit your article. Please check the Conditions for submission and Instructions to authors:
For further information, please contact: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt
Ler Mais Ler mais sobre Call for papers for the Revista Media & Jornalismo on “Innovation in the media and in the creative industries”Encontra-se aberta a chamada de artigos para a Revista Media & Jornalismo, dedicada ao tema “Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes”, tendo António Granado (NOVA FCSH, ICNOVA), Dora Santos Silva (NOVA FCSH, ICNOVA) e Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH, ICNOVA/iNovaMediaLab) como editores. 30 de outubro é a data-limite de submissão.
A inovação nos media e nas indústrias criativas como a publicidade, o design e webdesign, o cinema, os videojogos ou o software educacional e de lazer, tem sido nos últimos anos objeto de reflexão quer pela academia quer pela indústria. Essa reflexão acontece em particular como resposta às oportunidades e constrangimentos que o ecossistema digital provocou não só aos projetos nativos digitais, mas sobretudo à indústria considerada “tradicional”. O crescente protagonismo da criatividade como agente de uma economia (Howkins, 2001) e de uma classe (Florida, 2002) impôs também a necessidade de pensar os media e a prática jornalística enquadrados numa indústria criativa fornecedora de conteúdos simbólicos (Hesmondhalgh, 2007).
Este contexto multidisciplinar e convergente desencadeia várias linhas de investigação que necessitam de ser reforçadas: desde logo, as tipologias de inovação propostas para refletir sobre a evolução ao nível dos produtos, dos processos, do posicionamento ou do paradigma (Storsul & Krumsvik, 2013; Bleyen et al., 2014; Santos Silva, 2016); estudos de caso relacionados com inovação e empreendedorismo nos media e nestas indústrias criativas; novas práticas de jornalismo e reconfigurações das suas narrativas; a repercussão que a inovação e as indústrias criativas têm nos curricula das instituições de ensino superior (Crespo, Foa & Cardoso, 2016). São apenas alguns exemplos que ilustram o potencial do tema, a sua diversificação e, acima de tudo, a sua atualidade e necessidade de discussão.
Propomos neste número da Revista Media & Jornalismo, dedicado ao tema “Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes” uma discussão sobre os mais recentes avanços nos media e nas indústrias criativas em Portugal e no resto do mundo, enquadrados numa ótica de “inovação” e investigação aplicada, sem descurar a investigação fundamental, essencial para pensar este fenómeno.
Incentivamos, em particular, contributos que se foquem em:
DATAS IMPORTANTES:
A chamada de trabalhos termina a 30/10/19
O número será publicado em abril de 2020.
A Revista Media & Jornalismo (RMJ) é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista. Os artigos podem ser submetidos em Inglês, Espanhol ou Português.
Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://impactum-journals.uc.pt/mj). Se aceder à RMJ pela primeira vez, deve registar-separa poder submeter o seu artigo e acompanhá-lo ao longo do processo editorial. Consulte as Instruções para Autores , Condições para Submissão e a Políticas editoriais da revista.
Para mais informações, contacte: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt
Ler Mais Ler mais sobre Aberta chamada de artigos para a revista Media & Jornalismo sobre “Inovação nos Media e Indústrias Criativas Limítrofes”Indexado
Revista Media & Jornalismo
ISSN: 1645‑5681 | ISSN digital: 2183-5462
DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_36
Peridiocidade: Semestral
Depósito Legal: 186314/02
Nº de Registo ERC: 124296
Até 2020 a RMJ usou uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Em 2021, a revista passou a usar uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta publicação é financiada por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto RefªUIDB /05021/2020.
Os números anteriores podem ser consultados em: http://www.icnova.fcsh.unl.pt/revista-media-jornalismo/.