Além do Consumo Noticioso: o Papel da Televisão nas Audiências Jovens em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_6Palavras-chave:
televisão, audiências jovens, consumo de notícias, PortugalResumo
Este estudo explora a relação entre a televisão e os públicos jovens (dos 15 aos 24 anos) em Portugal, num contexto de crescente ascensão dos meios digitais. Através da análise de dados provenientes de um inquérito online a 1362 participantes e de 42 entrevistas semiestruturadas, os jovens são categorizados em sete perfis baseados nos seus hábitos de consumo televisivo e perspetivas críticas. Revela-se uma paisagem mediática com nuances, na qual a relevância da televisão se mantém em papéis transformados — de uma fonte tradicional de notícias para uma plataforma de conteúdo em streaming. Demonstrou-se que o envolvimento dos jovens espectadores com a televisão é moldado por dinâmicas familiares, percursos educativos e uma crescente preferência por plataformas digitais, indicando uma mudança para um consumo de media mais personalizado e interativo.
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