Avaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicasAvaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicas

Autores

  • Paula Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_2

Palavras-chave:

Literacia mediática, competências de literacia mediática, prova de literacia mediática

Resumo

A avaliação da literacia mediática dos cidadãos e o seu enquadramento em níveis tem estado na ordem do dia. Desde 2007 que a União Europeia (UE) recomenda que, de três em três anos, a Comissão Europeia deva apresentar um relatório sobre os níveis de literacia mediática de todos os estados‑membros
(UE, 2007). Para responder a esta solicitação, os projetos têm surgido um pouco por toda a Europa, na academia e fora dela. Se parece evidente que o interesse por este domínio de investigação tem crescido nos últimos anos, também é uma evidência que a pesquisa empírica ainda é confusa e insuficiente. Neste texto, desvendamos o processo de operacionalização de um instrumento metodológico concebido e aplicado na investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvida, entre 2009 e 2013, no CIES‑IUL: uma prova de literacia mediática para avaliação de competências de literacia mediática.

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Publicado

2016-09-15

Como Citar

Lopes, P. (2016). Avaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicasAvaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicas. Media & Jornalismo, 15(27), 45-69. https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_2