Avaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicasAvaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico‑metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_27_2Palavras-chave:
Literacia mediática, competências de literacia mediática, prova de literacia mediáticaResumo
A avaliação da literacia mediática dos cidadãos e o seu enquadramento em níveis tem estado na ordem do dia. Desde 2007 que a União Europeia (UE) recomenda que, de três em três anos, a Comissão Europeia deva apresentar um relatório sobre os níveis de literacia mediática de todos os estados‑membros
(UE, 2007). Para responder a esta solicitação, os projetos têm surgido um pouco por toda a Europa, na academia e fora dela. Se parece evidente que o interesse por este domínio de investigação tem crescido nos últimos anos, também é uma evidência que a pesquisa empírica ainda é confusa e insuficiente. Neste texto, desvendamos o processo de operacionalização de um instrumento metodológico concebido e aplicado na investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvida, entre 2009 e 2013, no CIES‑IUL: uma prova de literacia mediática para avaliação de competências de literacia mediática.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.