Direito e proteção à privacidade em códigos deontológicos de jornalismo

Autores

  • Rogério Christofoletti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Jornalismo. – SC CEP: 88-040-970 – Florianópolis, Brasil
  • Giulia Oliveira Gaia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Jornalismo. – SC CEP: 88-040-970 – Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_4

Palavras-chave:

Privacidade; Jornalismo; Códigos Deontológicos; Ética Jornalística; Direito à Intimidade

Resumo

A privacidade já não é mais o que era antes. As transformações culturais decorrentes dos avanços tecnológicos mais recentes têm ajudado a redefinir os contornos do mundo reservado da intimidade. Câmeras espalhadas por toda parte, dispositivos móveis cada vez mais populares e capazes de captar qualquer movimento, e sistemas de monitoramento, rastreamento e vigilância massiva fazem com que “estar só” seja quase impossível nos dias atuais. Ao mesmo tempo, bilhões de pessoas exibem-se nas redes sociais e a mídia aperta o cerco para satisfazer o direito à informação. Neste contexto de erosão da vida íntima, avaliamos como o tema da privacidade é tensionado em vinte códigos deontológicos do jornalismo. Analisamos como o assunto é tratado, com que profundidade e que recomendações são dadas aos profissionais para atender a esse direito. Os resultados apontam para superficialidade, desatualização e insuficiência dos códigos para tratar da questão.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Christofoletti, R., & Gaia, G. O. (2018). Direito e proteção à privacidade em códigos deontológicos de jornalismo. Media & Jornalismo, 18(32), 43-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_4