A mineração se reinventa: Um estudo sobre o ethos discursivo das mineradoras brasileiras

Autores

  • Fábia Pereira Lima Universidade Federal de Minas gerais

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_16

Palavras-chave:

Relações públicas, nova teoria da estratégia, estratégia como prática, comunicação estratégica, mineração

Resumo

O presente artigo parte de explorações preliminares da pesquisa que investiga, à luz das estratégias de visibilidade e inviabilidade das mineradoras no Estado de Minas Gerais (Brasil), as simetrias e assimetrias que marcam a comunicação do setor. Alinhado às perspectivas da Nova Teoria da Estratégia e da Estratégia como Prática, defende que a estratégia é uma prática de comunicação, uma construção cultural e socialmente conformada - e que atua na reconfiguração de tais contextos. A partir deste entendimento, apresenta como os enunciados construídos pelo Instituto Brasileiro de Mineração tentam conformar um ethos discursivo próprio, transparecendo seu esforço estratégico de enquadrar novos sentidos para o setor, a partir da análise de um de seus vídeos institucionais chamado A mineração se reinventa.

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Lima, F. P. (2018). A mineração se reinventa: Um estudo sobre o ethos discursivo das mineradoras brasileiras. Media & Jornalismo, 18(33), 249-261. https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_16