A publicidade no Brasil: identidades profissionais e organização do trabalho nas agências

Autores

  • Everardo Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Bruna Aucar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_12

Palavras-chave:

publicidade; agências brasileiras; identidades profissionais; ação coletiva; Howard Becker

Resumo

Este trabalho pretende realizar uma interpretação do mundo da publicidade e das identidades profissionais nele negociadas através da teoria da ação coletiva de Howard Becker. O objetivo é pensar as várias funções e denominações corporativas elaboradas dentro de uma agência de propaganda no Brasil. Os elos cooperativos e redes de convenções estabelecidos no campo foram determinantes para o reconhecimento da profissão e para a materialização desse tipo específico de comunicação. Atores sociais e suas ações são partes determinantes da produção do conhecimento e da construção das identidades em um determinado sistema social. Neste sentido, é possível entender o discurso que a publicidade deposita na cultura, analisando o resultado da ação conjunta e coordenada de identidades profissionais cuja colaboração é necessária para que o trabalho se realize.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Rocha, E., & Aucar, B. (2019). A publicidade no Brasil: identidades profissionais e organização do trabalho nas agências. Media & Jornalismo, 19(34), 169-180. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_12