Embalagem: o elemento imagem do produto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_21

Palavras-chave:

imagem; produto; embalagem; comunicação; compra

Resumo

A embalagem é um objeto completo e complexo que reúne em si mesma duas grandes funções: a de conter o produto e a de o anunciar. Embora antagónicas estas duas funções coexistem na embalagem que, por um lado esconde o produto e, por outro o faz aparecer. O produto é o conteúdo da embalagem, é aquilo que consumimos e, a embalagem é apenas o seu contentor, contudo, a embalagem confunde-se com o produto tornando-os praticamente indissociáveis. A embalagem envolve, protege e dá forma ao conteúdo porém, essa função estrutural essencial tem como desvantagem a ocultação do próprio produto.
Assim, se o conteúdo embalado fica oculto aos olhos do consumidor cabe à embalagem a tarefa de comunicar o que contém no seu interior. As imagens assumem assim o papel de anunciar o produto contido na embalagem de forma a torna-lo visível, mas também de o tornar apelativo ao ponto de influenciar a decisão de compra. As imagens são, portanto, o melhor património que o produto pode ter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Sena, M. (2019). Embalagem: o elemento imagem do produto. Media & Jornalismo, 19(34), 313-319. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_21