Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4

Palavras-chave:

rádio jovem; redes sociais; interatividade; rádio expandido; Brasil

Resumo

O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Prata, N., Lopez, D. C., Freire, M., Avelar, K., & Diehl, D. (2019). Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade. Media & Jornalismo, 19(34), 47-63. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4