As telenovelas portuguesas: a adoção de inovações no contexto de uma cultura de produção audiovisual

Palavras-chave: Telenovelas, Cultura de Produção televisiva, Portugal, inovação

Resumo

O presente artigo descreve o processo de introdução de uma inovação tecnológica – um sistema de informação dedicado à otimização de processos em produção audiovisual – no contexto de uma produtora Portuguesa focada na produção audiovisual de um género particular: a telenovela. O artigo parte da análise do processo de localização deste género no cenário cultural e geográfico específico de Portugal, dando origem ao que afirmamos ser um modelo de produção original com um cultura específica, para a seguir se concentrar no processo concreto de implementação da solução proposta, em ordem a avaliar como a introdução de uma inovação tecnológica foi recebida pela organização e quais as consequências do processo em termos de transformação organizacional num contexto de digitalização de processos e desmaterialização de procedimentos. O nosso estudo de caso foca-se no processo de análise que precedeu o desenvolvimento do sistema em causa e pretende enquadrar o mesmo no contexto mais amplo da cultura de produção audiovisual existente na organização, em ordem a extrair conclusões sobre o potencial de inovação que o projeto implicou. O nosso argumento central é que a ideologia dominante numa cultura de produção audiovisual é um fator determinante da adoção de qualquer inovação, mesmo no caso onde existe uma cultura de produção local original e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Manuel Damásio, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Director do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Presidente da Assciação Europeia de Escolas de Cinema e Audiovisual. INvestigador principal no CICANT - Centro de INvestigação em Comunicação Aplicada, Cultura e NOvas Tecnologias da Universidade Lusófona.

Paulo Ferreira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Paulo Ferreira é investigador no Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona e atualmente está a terminar o seu PhD sobre o uso da tecnologia Blockchain aplicada à gestão de certificações no contexto do ensino superior. Ele é o gestor de projeto do SMARTMEDIA entre outros projectos na área dos media e inovação no ensino superior.

Eduardo Leal Leal, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Gestor de projeto no CICANT - Centro de investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Damásio, M., Ferreira, P., & Leal, E. L. (2020). As telenovelas portuguesas: a adoção de inovações no contexto de uma cultura de produção audiovisual. Media & Jornalismo, 20(36), 13-40. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_1