Qual é a configuração dos projetos de crowdfunding em Jornalismo? Uma análise de conteúdo de projetos no Kickstarter (2010-2018)

Palavras-chave: Crowdfunding, Jornalismo, Análise de Conteúdo, Kickstarter

Resumo

O ambiente dos média transformou-se radicalmente durante a década passada com a emergência de novos modelos e plataformas que permite aos cidadãos tornarem-se jornalistas. Juntamente dos média tradicionais, novos entrantes e iniciativas “do-it-yourself” emergem no mercado com a ajuda de plataformas que buscam conectar uma demanda em potencial e oferecer alternativas de financiamento, como crowdfunding (ou financiamento coletivo). Casos de sucesso e exemplos inovadores abundam na literatura, majoritariamente apresentada com base em estudos de caso, os quais mostram o potencial deste modo de financiamento para o auxílio a projetos locais e investigativos. É o objetivo deste artigo mostrar descritivamente as características desses projetos por meio de uma análise de conteúdo que usa como base a plataforma Kickstarter, um caso em geral representativo dos projetos de crowdfunding. Este estudo contribui não apenas para a discussão das características do jornalismo nos financiamentos coletivos, mas também para a crítica sobre se este meio traz contribuições para novos modos de criação e distribuição de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carolina Dalla Chiesa, Erasmus University Rotterdam

Carolina Dalla Chiesa is a lecturer at the Arts and Culture Department of Erasmus University Rotterdam (Erasmus School of History, Culture and Communication, The Netherlands) and PhD candidate in Cultural Economics. She is Master in Social Anthropology and Organizations Studies from UFRGS (Brazil). Her studies focus on alternative financing models for cultural and creative industries and the economics of cultural sectors.

Mariana Scalabrin Müller, Universidade do Minho e Universidade Nova de Lisboa - FCSH

Bolseira FCT no Doutoramento FCT Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigadora associada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e investigadora colaboradora do ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA).

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Dalla Chiesa, C., & Scalabrin Müller, M. (2020). Qual é a configuração dos projetos de crowdfunding em Jornalismo? Uma análise de conteúdo de projetos no Kickstarter (2010-2018). Media & Jornalismo, 20(36), 55-72. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_3