Efeito das Ações de Marketing na Escola sobre o Comportamento de Consumo
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_54_2Palavras-chave:
Empresas de saúde-alimentar, acções de marketing na escola, crianças e adolescentes, comportamento de consumo, desempenho empresarialResumo
O nosso estudo visa analisar o efeito das acções de marketing nas escolas, impulsionadas por empresas de alimentos saudáveis, sobre o comportamento de consumo dos estudantes, para compreender se estes (a) demonstram maior preferência por alimentos e bebidas saudáveis; (b) optam por levar esses bens para casa; estão conscientes de que consumir esses bens é um hábito saudável; e (c) percebem que as vendas das empresas que produzem esses alimentos e bebidas saudáveis melhoram. Desejamos contribuir para a literatura, utilizando um exercício experimental em três escolas do distrito do Porto, Portugal. A nossa amostra incluía 307 estudantes com idades compreendidas entre os 6 e 16 anos, sendo 153(154) estudantes pertencentes ao grupo experimental (de controlo). Os resultados da regressão confirmam as nossas hipóteses. Em particular, constatámos que o nível de educação dos pais não parecia ter impacto, os resultados entre os estudantes do sexo masculino e feminino são muito próximos e que a idade dos estudantes não afectou os resultados entre grupos, mas afectou os valores de pontuação.
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