Explorando Padrões Cognitivos na Gestão do Risco de Incumprimento de Crédito
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_60_1Palavras-chave:
Cognitive modelling technology, Cognitive map, Switching process, Generation of alternatives, Impact consonance, Dissonance effectsResumo
O estudo visa sintetizar metodologias para a implementação de modelos cognitivos, com foco em táticas e estratégias para prever riscos financeiros. A metodologia emprega métodos científicos gerais – análise, síntese, classificação e revisão bibliográfica. A relevância do tema decorre da complexidade das transações económicas, da supervisão bancária mais rigorosa e da necessidade de reforçar a gestão de riscos. Os métodos tradicionais de avaliação de risco revelam-se insuficientes perante a incerteza financeira global e o rápido fluxo de informação. Assim, são necessários enquadramentos inovadores que processem autonomamente grandes volumes de dados, prevejam riscos e proponham estratégias de mitigação. A incorporação de modelos cognitivos representa uma mudança para uma gestão de riscos adaptativa e preditiva, prometendo uma melhor tomada de decisão, embora ainda pouco explorada. O valor aplicado da investigação reside na mitigação de riscos em mercados voláteis.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Notas Económicas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.






