O Potencial das Colaborações Público-Privadas na União Europeia: Práticas para a Reconstrução Pós-Guerra da Ucrânia
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_60_5Palavras-chave:
Public-private partnership, Investment and innovation potential, Post-war recovery, European experience, Sustainable development, Public administrationResumo
Este estudo explora mecanismos eficazes para a recuperação económica pós-guerra da Ucrânia através de parcerias público–privadas (PPP). No contexto dos desafios globais e da integração europeia, as PPP são vistas como uma ferramenta essencial para impulsionar o investimento, a inovação e a modernização estrutural. A investigação identifica a essência e a estrutura do potencial de investimento em PPP nos países da UE e formas de adaptar essa experiência à realidade ucraniana. Utilizando uma análise sistémica e comparativa, demonstra que as PPP europeias bem-sucedidas combinam flexibilidade financeira, abertura digital, maturidade institucional e inovação. Na Ucrânia, o número de projetos PPP e de componentes de inovação quase duplicou entre 2020 e 2025, refletindo uma crescente capacidade institucional. As recomendações práticas incluem a criação de um Hub Digital de PPP, um Fundo de Parcerias para a Inovação e um sistema de seguro de risco para reforçar a transparência, atrair investidores e alinhar-se com os padrões da UE.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.






