Perceções dos consumidores domésticos acerca das faturas de água
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-203X_42_2Palavras-chave:
Água, faturas, gestão da procura, perceções, consumidores domésticosResumo
Face à importância das faturas na comunicação de informação sobre preços e quantidades consumidas, como reconhecido pelos reguladores, seria desejável que os consumidores compreendessem os sinais preço e outra informação relevante aí transmitidos. Para tal, as faturas devem comunicar de forma clara como são determinados os valores a pagar, as consequências financeiras de consumir mais ou menos, a adequação dos padrões de consumo e a relevância de consumos parcimoniosos.
Assente na realização de focus groups, este artigo investiga as principais razões que explicam o elevado desconhecimento dos consumidores domésticos relativamente às suas contas de água e faz um conjunto de recomendações para a melhoria do documento fatura. De entre estas, a eliminação de tecnicismos, a valorização da inclusão de um referencial de consumo e uma melhor explicitação da relação entre consumo e encargos
suportados merecem destaque. Estes elementos afiguram-se essenciais para ultrapassar os problemas de desconfiança e desinteresse identificados e dotar as políticas preço e não preço de eficácia na
moderação dos consumos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.